quarta-feira, 30 de março de 2016

“CHAMADA À SELEÇÃO NACIONAL”

Por: Inês Antunes

O Francisco Morais foi chamado à Seleção Nacional no final da XXII Volta a Loulé. O atleta junior da Academia está desde hoje, até sexta-feira, a treinar com a seleção nacional, no Centro de Estágios de Anadia.

Recordamos que o Francisco fez 7.º lugar na "Louletana". No ano passado alcançou alguns resultados interessantes, integrando regularmente o Top 10 de provas nacionais e regionais. Como cadete venceu algumas provas e fez 2.º lugar numa etapa da Taça de Portugal.

O Francisco chegou ao ciclismo já como cadete, depois de ter praticado futebol durante vários anos. A evolução que tem vindo a ter na estrada não passa despercebida a ninguém e, desta feita, foi brindado com a convocatória do selecionador, José Poeira.

Fonte: Academia Joaquim Agostinho

“Novo espaço de informação”

“A Notícia” um novo espaço de informação diária agora em: www.anoticia.pt
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“Nova edição da Revista Notícias do Pedal”

Já está on-line mais uma edição da “Revista Notícias do Pedal”, a edição de março, número 247, contém uma grande diversidade de notícias, nas mais diversas modalidades, mensalmente pode ser visualizada a nossa revista em: www.noticiasdopedal.com

“18 º Lés-A-Lés 2016”

“Esforço da Federação de Motociclismo de Portugal vai proporcionar aventura para mais motociclistas a maior caravana de sempre!

Assim, às zero horas do dia 4 de Abril as inscrições voltam a abrir “on-line” em www.fmp-live.pt  ou em www.les-a-les.pt  

Com limite de 1000 participantes ultrapassado muito antes da data prevista para o encerramento das inscrições, a Federação de Motociclismo de Portugal, sensível ao enorme entusiasmo em redor do evento, desenvolveu todos os esforços para conseguir proporcionar a mais aventureiros a presença no 18.º Portugal de Lés-a-Lés. E assim, a partir das zero horas do dia 4 de abril, estarão disponíveis mais algumas dezenas de lugares para a grande maratona que vai ligar Albufeira, Luso/Bussaco e Vila Pouca de Aguiar.

Reunidas as condições para acolher com segurança, qualidade e conforto a maior caravana de sempre, a Comissão de Mototurismo da FMP decidiu reabrir as inscrições para o 18.º Portugal de Lés-a-Lés que, de 9 a 11 de junho, vai ligar o Algarve a Trás-os-Montes com número recordista de participantes. Aventura em tamanho XXL em fase final de reconhecimento, com muitas novidades em percurso variado e que, em grande parte, será percorrido pela primeira vez pelos motociclistas inscritos na maior maratona mototurística da Europa.

As inscrições estarão disponíveis on-line, através do site criado exclusivamente para o Portugal de Lés-a-Lés www.les-a-les.pt ou na página oficial da federação www.fmp-live.pt e que, pelo número limitado, aconselham prontidão para garantir lugar na maior caravana de sempre. Pelotão que, pelo 18.º ano consecutivo, volta a atravessar o País com recurso a estradas nacionais, municipais e até alguns caminhos de terra batida, sem recurso a autoestradas, Itinerários Principais ou Complementares, ex-SCUT’s ou outros sinais da pretensa modernidade rodoviária, em ligação de cerca de 1000 quilómetros, da Praia dos Pescadores, em Albufeira, até Vila Pouca de Aguiar, no extremo norte de Portugal.

Fonte: O Gabinete de Imprensa 18.º Portugal de Lés-a-Lés/Parceria Revista Notícias do Pedal

“Motorclássico – Salão Internacional de Automóveis e Motociclos Clássicos”

CINCO COISAS QUE NÃO PODE PERDER NO MOTORCLÁSSICO  

Por: Madalena Galamba

Lamborghini Miura SV de 1971, Rolls-Royce Phantom III histórico, centenário da BMW e 70 anos da Vespa em destaque na 12ª edição do Salão Motorclássico. 

Lisboa, 29 de Março de 2016 – É já nos próximos dias 8, 9 e 10 de Abril que o Motorclássico – Salão Internacional de Automóveis e Motociclos Clássicos, regressa à FIL – Feiras Congressos e Eventos, na 12ª edição do maior evento português relacionado com a temática dos Clássicos e da História Automóvel. 

O evento, que em 2015 recebeu mais de 40 mil visitantes e reúne mais de 150 expositores de vários países, prepara uma edição de luxo, com um programa variado que inclui exposições temáticas (BMW e Vespa), os habituais passeios de clássicos, um emocionante leilão de automobilia, o Salão Moto Racing e a nova secção Art Village, que reúne obras de arte à volta do mundo dos clássicos. 

Estes são alguns dos destaques da edição deste ano: 

1. Lamborghini Miura SV: Este puro-sangue italiano é um dos ex-libris da colecção automóvel do Museu do Caramulo e estará em Lisboa pronto para atrair todos os olhares. Com a sua carroçaria de proporções ideais e curvas generosas, e o seu potente motor V12 em posição central traseira, o Miura é um dos super-carros mais elegantes e cobiçados de todos os tempos. Este modelo, de 1971, que celebra este ano os seus 60 anos de apresentação ao mercado, e do qual foram produzidas apenas 150 unidades, é uma das versões mais raras e valiosas. 2. Exposição Temática BMW 100 Anos: 2016 marca o centenário da fundação da BMW. O Salão Motorclássico junta-se à celebração através de uma exposição temática que reunirá alguns dos mais emblemáticos automóveis e motorizadas que marcaram a história do gigante alemão da indústria automóvel. 3. Leilão de Clássicos e Automobilia: Um leilão especializado em automobilia, automóveis e motociclos antigos em Portugal. Organizado pela leiloeira Leilosoc, é uma oportunidade rara para assistir, vender ou comprar. Será no sábado, dia 9, a partir das 17h. 4. Exposição temática 70 Anos Vespa: Com 70 anos, a Vespa não perde a sua frescura. Mais do que uma motorizada, a Vespa é um ícone do design, da engenharia e da cultura popular. Esta exposição propõe uma fascinante viagem em duas rodas, através de algumas das Vespas mais singulares da história.  5. Rolls-Royce Phantom III: Um automóvel carismático cheio de história, este Rolls-Royce Phantom III, de 1937, transportou rainhas, estadistas e Papas nas suas visitas a Portugal. Para ver ao vivo no stand do Museu do Caramulo. 

O Salão Motorclássico é organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com a AIP – Feiras Congressos e Eventos.  

Para obter mais informações sobre o Salão Motorclássico aceda ao site oficial do evento em www.motorclassico.com

Sobre o Museu do Caramulo Com mais de 60 anos de existência e visitado por mais de um milhão e meio de pessoas, o Museu do Caramulo alberga no seu espólio uma colecção de arte, uma colecção de automóveis, motos e bicicletas e uma colecção de brinquedos antigos. O Museu do Caramulo produz ainda, de forma regular, exposições temáticas e temporárias, e organiza vários eventos como o Salão Motorclássico, o Caramulo Motorfestival, o Espírito do Caramulo, a Noite dos Museus ou o Rider. Mais informação em www.museu-caramulo.net

Fonte: Museu Caramulo/Parceria Revista Notícias do Pedal

“Aldeias do Xisto inauguram “Subida Épica do Fundão – Cerejeiras em Flor”

10 de abril

09h00

Fundão

Já imaginou subir a Serra da Gardunha tendo como cenário as cerejeiras em flor? Então prepare-se porque a partir do próximo mês de abril vai poder aventurar-se pelo cenário único da Cova da Beira através da nova “Subida Épica do Fundão – Cerejeiras em Flor”. As Aldeias do Xisto esperam por si!

Em pleno reino da cereja, por entre vegetação exuberante e paisagens idílicas, as Aldeias do Xisto desafiam a percursos singulares pela Serra da Gardunha. A “Subida Épica do Fundão – Cerejeiras em Flor” das Aldeias do Xisto tem nos seus dois primeiros quilómetros de subida, até à chegada à aldeia de Alcongosta, a companhia de extensos pomares de cerejeiras. Com inauguração marcada para 10 de abril, esta nova Subida Épica estreia-se no mês onde a paisagem é única, com o branco das cerejeiras floridas a lembrar a neve do inverno.

Nos quilómetros iniciais da “Subida Épica do Fundão – Cerejeiras em Flor” as inclinações são moderadas, não excedendo os 6% na primeira parte, acentuando-se na aproximação à povoação. Conhecida como Capital da Cereja, a aldeia de Alcongosta destaca-se pelo seu brasão composto por duas cestas de vime com cerejas e um castanheiro, e pelo seu temível pavê, um piso sobre o qual se atravessa toda a localidade durante 1272 metros e uma inclinação superior a 7%.

Enquanto se percorrem as ruelas, podem observar-se as casas pintadas de branco, de onde sobressaem os muitos muros de pedra que fazem fronteira entre as ruas da aldeia e quintais de um verde luxuriante, onde as oliveiras fazem companhia às cerejeiras. A última casa da aldeia, marca também o fim do pavê e o início da Estrada Florestal de Alcongosta, onde se espera uma inclinação média que oscila entre os 6% e os 7%. Aqui, as cerejeiras vão sendo substituídas por frondosos castanheiros e carvalhos, indispensáveis nos dias quentes.

Ao atingir o último quilómetro de subida, a vegetação torna-se mais rasteira, permitindo apreciar toda a Cova da Beira, com destaque para as cidades do Fundão e da Covilhã e para a Serra da Estrela. A estrada alcatroada e a subida terminam junto à entrada do Natural Glamping da Gardunha, onde o contato com a natureza do campismo e o conforto se encontram em perfeita sintonia.

Subidas Épicas – Bike Roads Aldeias do Xisto

O projeto Bike Roads Aldeias do Xisto traz a Portugal um conceito que está em pleno desenvolvimento em vários destinos de montanha em todo o mundo e, em especial, na Europa. Esta iniciativa passa por caracterizar o percurso das subidas mais emblemáticas e desafiantes de Portugal, com uma sinalética específica que indica aos utilizadores a distância ao final da subida, a altitude e a inclinação do próximo quilómetro.

As Bike Roads são um conjunto selecionado dos melhores cenários e estradas para a prática do ciclismo, permitindo aos utilizadores desfrutar destes percursos em autonomia e ao longo de todo o ano, sozinhos ou em grupo. São subidas cujas características técnicas, associadas à distância, desnível acumulado, altitudes e inclinações, as tornam em desafios apelativos para os ciclistas amadores, permitindo experimentar as sensações vividas pelos profissionais nas grandes escaladas das competições mais carismáticas.

Para mais informações visite www.aldeiasdoxisto.pt

A Rede das Aldeias do Xisto é um projeto de desenvolvimento sustentável, de âmbito regional, liderado pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, em parceria com 20 municípios da Região Centro e com cerca de 100 operadores privados. A ADXTUR congrega, assim, as vontades públicas e privadas de uma região, que se reveem na gestão partilhada de uma marca, na promoção conjunta de um território, na criação de riqueza através da oferta de serviços turísticos e, finalmente, na preservação da cultura e do património do mundo rural beirão.

“VERTICAL BIKE”

Abrem as inscrições para 3º Edição
O teste será sábado junho 18 em Sierra Nevada
Mais um ano, Bicicleta Vertical retorna ao calendário nacional de mountain bike no sábado 18 de junho de um teste que combina a força da maratona XCM e a habilidade e técnica XC necessário. Sem dúvida, um desafio "tall" único e exigindo que procuram os pilotos mais completos, que tem lugar em Sierra Nevada.
Os participantes terão de superar seus limites físicos e mentais; um desafio que combina natureza e desporto para 8 horas contínuas das 10:00 até às 18:00 em um palco como Sierra Nevada mais de 2.000 metros de altura, definitivamente, o circuito de bicicleta de montanha mais alta da Europa e sediou a Copa do mundo de mountain bike em 2000. a Alta circuit Fonte em Sierra Nevada, vai oferecer um passeio de pouco mais de 9 quilômetros de boliche rápido, temperada com descidas técnicas, seções de pista e subidas duras com "gangorras" constantes para castigar pernas à medida que avançam horas.
Bom ambiente, tanto na carreira e além, é outra das atrações que têm corredores. Isso, combinado com o bom trabalho da organização, faz a diferença nesta corrida.
Vertical bicicleta 8h você encarar a si mesmo, escolhendo entre a participação individual ou Team 2 corredor @ s nas categorias Elite-U23, Terceira, MA-30, MA-40 e MA-50 em masculino e categoria feminina.
Os participantes têm dois períodos de registo para se inscrever para o teste. Antes da participação individual 08 de maio é de 20 € e 35 € Equipe Duo. A partir de 9 maio - 12 junho a participação individual é de 25 € e 45 € Equipe Duo. Agora você pode fazer a sua inscrição on-line em
www.verticalbike.es
Excede os limites, aceite o desafio!

“Dois ciclistas russos também acusam controlo positivo por meldonium”

Anastasia Chulkova e Pavel Yakushevsky foram os últimos atletas russos a integrarem a lista de controlos positivos por esta substância, a substância meldonium foi desenvolvida na antiga União Soviética.
A federação russa de ciclismo revelou hoje que dois especialistas na variante de perseguição, incluindo uma antiga campeã do mundo, acusaram meldonium em controlos antidoping.
Anastasia Chulkova, que venceu a corrida de pontos na pista dos Mundiais de 2012, em Melbourne, na Austrália, e Pavel Yakushevsky, antigo medalha de bronze europeu, tiveram controlos positivos nesta substância, proibida desde 01 de janeiro último.
No entanto, a federação russa esclarece que ambos deixaram de tomar meldonium em setembro de 2015, quando a Agência Mundial Antidopagem (AMA) anunciou a proibição.
No comunicado é referenciado que as provas foram conseguidas através de “vestígios que sobraram”, mas não é especificada quando é que as amostras foram colhidas.
Outro ciclista, mas de estrada, Eduard Vorganov, foi suspenso em fevereiro depois de ter acusado positivo também em meldonium.
A substância meldonium ficou conhecida recentemente, quando a antiga líder do 'ranking' mundial de ténis Maria Sharapova revelou ter acusado um controlo positivo para este medicamento no decorrer do Open da Austrália.
Desenvolvida na década de 1970 na antiga União Soviética, a substância servia para proteger células cardíacas, sendo, sobretudo, comercializada nos países de leste, com o objetivo de melhorar a resistência.
Fonte: SAPO Desporto c/ Lusa

“Gustavo Veloso com duas costelas partidas”

Foto: Lusa

Lesão ocorreu na sequência de uma queda que sofreu na Volta ao Alentejo.

Gustavo Veloso descobriu hoje que tem duas costelas fraturadas, na sequência da queda que sofreu na Volta ao Alentejo, mas mostrou-se confiante de que a lesão não vai condicionar a defesa do título da Volta a Portugal em bicicleta.
“Às vezes, as fraturas de costelas demoram 10, 15 dias a ver-se, mas eu sentia que algo não estava bem. Hoje insisti para que voltassem a fazer os exames e apareceram duas costelas partidas”, contou à agência Lusa o duplo vencedor da Volta a Portugal.
Há duas semanas, o líder da W52-FC Porto sofreu uma queda aparatosa nos quilómetros finais da primeira etapa da Volta ao Alentejo, quando seguia fugido, na companhia de Enric Mas, o espanhol da Klein Constantia que haveria de sagrar-se vencedor. Na altura, foi-lhe diagnosticada uma subluxação do acrómio clavicular esquerdo, um diagnóstico agora agravado.
“Parado não vou estar, só que vou ficar farto de fazer rolos. Faltam-me mais ou menos 15 dias de rolos e depois continuarei a treinar com normalidade”, pormenorizou.
A pouco mais de quatro meses da prova rainha do calendário nacional – acontece entre 27 de julho e 07 de agosto -, Veloso mostrou-se despreocupado diante de mais esta ‘semi-paragem’ forçada, que altera o seu planeamento milimétrico da temporada.
“Para a Volta ainda falta muito. É verdade que não gosto de ter mudanças, gosto de fazer tudo mais ou menos igual, mas com o tempo que falta dá para fazer pequenas alterações, que não condicionam em nada a Volta a Portugal”, assegurou o galego de 36 anos.
Vencedor nas últimas duas edições, o ‘dragão’ não espera estar menos forte na sua prova predileta, aliás ambiciona até “chegar mais forte do que nos anos anteriores”.
“Todos os anos tento evoluir um pouquinho e este ano não vai ser diferente. Se calhar, tenho mais uma pedra no caminho, mas faz parte do jogo e vou tentar continuar a treinar e fazer as coisas como fiz nos últimos anos, sempre com a Volta na minha cabeça como meta final”, concluiu.
Fonte: SAPO Desporto c/Lusa

“Edgar Pinto vive um dia de cada vez”

Por: Ana Paula Marques

Foto: DR Record

Regressou à competição após mais de 5 meses ausente devido a atropelamento na China, Edgar Pinto cumpre 2.ª época na Skydive Dubai.

Os azares dos últimos anos fazem com que Edgar Pinto veja o futuro de outra maneira. "Não posso pensar muito alto em termos de carreira." O desabado do ciclista da Skydive Dubai, de 30 anos, surge após o regresso à competição (Copa Bartali), que aconteceu após cinco meses e meio afastado devido a lesão... mais uma. "Já não faço conta às operações. O que vale é que vou tirando o metal que tenho dentro do corpo."

Em outubro de 2015, na Volta à China, fraturou o colo do fémur esquerdo ao ser atropelado por uma moto da organização. Em 2011, na Volta a Portugal, sofreu igual fratura, mas do lado direito. Na prova rainha teve outras desistências que resultaram em clavículas e outros ossos partidos.

Face ao histórico de azares que têm marcado os últimos cinco anos, é com naturalidade que o ciclista de Albergaria-a-Velha diz que nesta fase da carreira não faz sentido pensar em chegar a uma equipa melhor. "Com a falta de sorte que tenho tido, é um pouco o deixar andar, fazendo sempre o trabalho da melhor maneira."

Edgar Pinto está a cumprir a segunda época na equipa da Skydive Dubai, do 3º escalão da UCI. "Este ano as coisas estão melhores, temos um novo diretor, que é muito mais organizado e com abertura a mais corridas". Giro de Trentino, Volta a Madrid e Volta ao Japão serão as próximas provas.

Fonte: Record on-line