sábado, 27 de fevereiro de 2016

“Inscrições abertas para o Triatlo de Cascais”

As inscrições para o Triatlo de Cascais 2016 encontram-se abertas. O evento que será organizado pela 3 Iron Sports, com o apoio técnico da FTP, receberá duas provas pontuáveis para competições do calendário competitivo Nacional. Sábado, dia 24 de Setembro, será disputada uma etapa da Taça de Portugal de Triatlo na distância sprint e domingo, dia 25, será realizada uma prova de triatlo longo pontuável para o Campeonato Nacional de Clubes de triatlo longo.
As inscrições estarão abertas a todos os interessados em participar em qualquer um dos desafios sendo que será importante reter algumas informações a ter em conta no momento de inscrição. É expressamente obrigatório a todos os atletas que queiram participar como federados e que pretendam pontuar para os clubes que representam que, no momento de inscrição, preencham os dados com o seu número de licença da FTP. Só com o preenchimento deste requisito serão considerados atletas federados e poderão usufruir das condições a que terão direito enquanto tal. Outra informação importante a reter será que caso no dia da competição um atleta não tenha o seu exame médico em dia não poderá participar enquanto federado e, consequentemente, não pontuará para a equipa que representa. Nesse sentido, será necessário dirigir-se ao secretariado da prova e proceder ao pagamento da diferença de valor de inscrição entre atleta federado e não federado.
As inscrições para este evento serão unicamente feitas através no site do organizador e o regulamento será brevemente publicado pela Federação de Triatlo de Portugal.
O Triatlo de Cascais foi um dos pontos altos da temporada competitiva de 2015. Apresentou-se com uma excelente organização e recebeu alguns dos melhores especialistas nacionais de longa distância que compuseram um excelente cenário para todos os praticantes e espectadores. Este ano esperamos um cenário semelhante e contamos com todos os amantes da modalidade para preencher dois dias de convívio e competição.
Fonte: FTP

“BTT Cross Country /Apuramento para os Jogos Olímpicos em Vila Franca”

A primeira prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico, categoria internacional C2, pontuável para o apuramento dos Jogos Olímpicos disputa-se nos dias 12 e 13 de março em Vila Franca - Viana do Castelo. Para o XII XCO Vila Franca GNAUK 2016 (Cyclin´Portugal - C2) é esperada a participação de cerca de meio milhar de atletas.
Cerca de meio milhar de atletas são esperados nos dias 12 e 13 de Março, na 12ª edição do BTT XCO de Vila Franca - Viana do Castelo, competição promovida pelos Amigos do Desporto da ACRVF, com o apoio da Junta de Freguesia de Vila Franca, Câmara Municipal de Viana do Castelo, Federação Portuguesa de Ciclismo (UVP/FPC) e Associação de Ciclismo do Minho.
O XII XCO Vila Franca GNAUK 2016 (Cyclin´Portugal - C2) será disputado num circuito que terá como base a encantadora paisagem da freguesia de Vila Franca do Lima, desde o espaço envolvente do Adro da Paróquia de São Miguel aos trilhos mais sinuosos da encosta do Monte de Roques. A prova destina-se exclusivamente a atletas com licença desportiva de competição, sendo que engloba todas as categorias de ambos os sexos: cadetes, juniores, sub-23, elites e masters.
Recorde-se que a competição de Cross Country Olímpico regressou a Vila Franca em 2015, depois de alguns anos de interregno, para consagrar os vencedores do Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros, numa prova de serviu de teste e forneceu excelentes indicadores para o acolhimento em 2016 da prova internacional pontuável para o apuramento dos Jogos Olímpicos.
Na apresentação do XII XCO Vila Franca GNAUK 2016 (Cyclin´Portugal - C2) o vereador do desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Vítor Lemos, salientou a importância deste tipo de eventos para o turismo e para o crescimento do município. “Nós acreditamos no desporto mas a cidade também precisa do turismo. O que temos vindo a fazer é esta combinação do turismo desportivo, tendo apostado numa série de eventos nacionais e internacionais, que podem potenciar a deslocação de dezenas pessoas à nossa cidade”, referiu o autarca realçando que “Vila Franca começa a afirmar-se como a capital do BTT no nosso concelho. Esta prova é uma prova muito importante, que tem como incentivo contar para o apuramento para os Jogos Olímpicos e daí mesmo o bom número de participantes que vamos ter no nosso concelho”.
Fonte: ACM

“Academia Joaquim Agostinho apresenta equipas para 2016”

Por: Inês Antunes
A Academia Joaquim Agostinho apresentou esta tarde, em Torres Vedras, as equipas dos vários escalões para a época de 2016. Desde as escolinhas, passando pelas equipas de XCM, juniores, cadetes, femininas e terminando com a apresentação dos sub-23, Sicasal/Constantinos/UDO.
A apresentação começou com a passagem de um vídeo sobre a vida de Joaquim Agostinho. A plateia emocionou-se e aplaudiu de pé, em homenagem ao atleta que, apesar do seu desaparecimento, nunca foi esquecido pelas gentes da sua terra.
O diretor da Podium Events e antigo ciclista, Joaquim Gomes, também esteve presente e acabou por fazer uma exposição acerca da importância da formação no ciclismo nacional.
A apresentação das equipas foi gradual, começando pelas escolinhas, que têm 12 atletas, entre os 5 e os 14 anos. Depois foi a vez da equipa feminina, que se afirmou como uma grande promessa na competição de pista para esta época. Mais tarde, a equipa de cadetes, que no ano passado venceu a Volta a Portugal e quer, esta época, renovar esse resultado. Antes da apresentação mais esperada, apresentou-se a equipa de juniores, que quer colocar no final deste ano atletas na equipa sub-23.
A equipa Sicasal/Constantinos/UDO foi a mais aplaudida da tarde, mostrando que o público continua a relembrar-se dos tempos áureos do ciclismo e da ligação da marca Sicasal a esses momentos.
Na apresentação estiveram representadas várias entidades, entre elas a Federação Portuguesa de Ciclismo, pelo Dr. Artur Lopes, e o Sporting Clube de Portugal, pelo Dr. José Quintela. A presença do Sporting Clube de Portugal neste evento foi enaltecida por toda a Academia, visto que foi este o clube que Joaquim Agostinho sempre representou em Portugal.
Sicasal/Constantinos/UDO apresenta plantel jovem
A equipa Sicasal/Constantinos/UDO apresentou-se esta tarde ao público, em Torres Vedras, numa cerimónia inserida na apresentação de todas as equipas da Academia Joaquim Agostinho.
A equipa sub-23 apostou este ano na juventude, mostrando que esteve atenta aos corredores que fizeram sucesso, no ano passado, no escalão inferior. Um desses casos é Tiago Antunes, atleta de 18 anos, que já venceu a Volta a Portugal como cadete e classificou-se nos últimos dois anos no 2.º lugar desta prova, na categoria de juniores.
Além deste jovem, fazem ainda parte da equipa Gonçalo Leaça, Diogo Tavares, Miguel Santos, Emanuel Duarte, Marvin Scheulen, João Outeiro e Rafael Apolinário. Na categoria de elites, João Letras e Luís Mendonça, completam o plantel.
Quanto à equipa técnica, Hugo Lúcio continua a ser o treinador e David Lino, o diretor de equipa.
Fonte: Academia Joaquim Agostinho