terça-feira, 12 de julho de 2016

“Exposição temporária mostra modelos emblemáticos”

MUSEU DO CARAMULO INAUGURA EXPOSIÇÃO “BMW – 100 ANOS EM MOVIMENTO”

Caramulo, 12 de Julho de 2016 – O Museu do Caramulo vai inaugurar no próximo Sábado, dia 16 de Julho, pelas 17h00, a exposição temporária “BMW – 100 Anos em Movimento”, que apresenta uma viagem pela história da BMW, através de alguns dos veículos mais emblemáticos produzidos pelo fabricante alemão.

A BMW (Bayerische Motoren Werke), sigla que em português significa Fábrica de Motores da Baviera, foi fundada em 1916 por Karl Rapp e Gustav Otto com o objetivo de produzir motores para aviões. Com a assinatura do tratado de Versalhes após a Primeira Guerra Mundial, que proibiu a construção dos mesmos, a BMW virou-se para a produção de motociclos em 1923, dedicando-se mais tarde ao fabrico de automóveis. Em 1928 a BMW iniciou a produção do Dixi 3/15PS, baseado no Austin Seven e a partir de 1 de Janeiro de 1929, todos os veículos produzidos ostentavam o logótipo da BMW.

A exposição conta com 18 veículos que abrangem 100 anos da produção de motociclos e automóveis. Entre estes vamos encontrar a BMW R62, de 1928, a primeira moto de 750 cm3 produzida pela BMW, o BMW 315 (E21) de 1934, o modelo mais antigo da marca em Portugal, o BMW 328, desportivo produzido entre 1936 e 1940, vencedor das Mille Miglia e nomeado um dos 25 finalistas do prémio “Car of the Century” e o, também desportivo de 2003, BMW Z8.

De destacar a presença do BMW Isetta, produzido após a Segunda Guerra Mundial e cujo sucesso de vendas permite à BMW uma recuperação sem exemplo, tornando-a num símbolo de reconstrução do pós-guerra.

Na área da competição, estará em exposição o BMW 635 CSI de Manuel Fernandes, conhecido piloto de Vila Real, por diversas vezes campeão em várias categorias das provas do Campeonato Nacional de Velocidade.

Segundo Tiago Patrício Gouveia, Director do Museu do Caramulo, “a exposição BMW – 100 Anos em Movimento pretende evidenciar a relevância de uma das marcas mais emblemáticas da história automóvel, dando seguimento à programação definida pelo Museu do Caramulo na organização de exposições temporárias.”

Esta exposição tem o apoio da Câmara Municipal de Tondela, do BMW Auto Clube Portugal, do BMW M Clube Portugal, do Jornal dos Clássicos e do Banco BPI.

Fonte: Museu Caramulo/Parceria Notícias do Pedal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com