terça-feira, 14 de junho de 2016

“Peregrinação a Santiago de Compostela Intercaimabike”

Por: Nuno Almeida

Na passada sexta-feira, dia 10/06/2016, cinco atletas do Intercaimabike/Polisport/Lojas da Visão, iniciaram mais uma peregrinação a Santiago de Compostela, onde dois deles (Per Hammer e Nuno Rodrigues), fizeram o Caminho da Costa durante 3 dias, arrancando da sé do Porto e os outros três elementos (Carlos Almeida, Jorge Martins e Nuno Almeida), fizeram um misto do Caminho da Costa e do Caminho Português em apenas um dia, tendo como local de partida Vale de Cambra, numa extensão total de 300Kms em 13 horas de pedal, sempre em autonomia total.

O grupo de 3 atletas arrancou de Vale de Cambra, por volta das 5.15h da manhã com uma chuva miudinha, tocada a vento de Norte, mas nem isso os demoveu da jornada e desafio, a que se tinham proposto, chegar a Santiago em apenas um dia. A chuva lá deu tréguas no alto da Arrifana, mas o vento nunca mais os deixou até ao destino, dificultando ainda mais essa jornada.

Já em pleno recinto da Sé do Porto, os atletas durante uma preze foram abençoados por um padre, que se prontificou a rezar pelos peregrinos, que dali partiam rumo aos Caminhos de Santiago.

Pelo Caminho, foram passando pelas localidades da Maia, Vila do Conde, Póvoa do Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Vila Praia de Âncora, Moledo e Caminha.

Chegando a Caminha por volta das 12:30h, e com o intuito de atravessar para La Guardia de ferry, depararam que o horário do ferry, derivado ao dia feriado, apenas partia às 16.15h, deitando assim por terra, os planos de chegar a Santiago nesse dia, mas como o Português é perito em improviso, arranjou-se logo solução, na alteração do percurso para Valença e daí fazer o Caminho Português para Santiago.

Seguindo a Nacional 13, com passagem por Cerveira, logo chegaram a Valença, local de passagem para o país vizinho, e daí seguindo para Tui, O Porriño, Redondela, Pontevedra, Caldas de Reis, Padron e pelas 21:30h, finalmente Santiago de Compostela.

Depois das habituais fotos no recinto da catedral, dirigiram-se para a estação dos comboios, com o intuito de ir para Vigo, onde na manhã seguinte apanhariam o comboio Português para o Porto, mas a última ligação para Vigo já tinha sido à 30 minutos atrás, levando a nova mudança de planos, ficar em Santiago nessa noite.

Iniciada uma extensa busca de dormida pelos hotéis de Santiago, veio a tornar-se infrutífera, pois estavam todos lotados, assim e já com o corpo a pedir alimento, jantaram e aproveitaram para descansar num restaurante no centro da cidade.

Como o destino foi sempre a catedral de Santiago, foi decidido que passariam a noite no seu recinto, até às 7:30h da manhã, hora do 1º comboio que os levaria a Vigo, seguido do comboio Português às 9horas, com rumo ao Porto, onde a boleia os aguardava para retorno a casa.

 Os outros 2 elementos do Intercaimabike, percorreram o Caminho da Costa e chegaram a Santiago no dia 12/06, efetuando o retorno por transporte pessoal.

Fonte: Intercaima
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com