domingo, 26 de junho de 2016

“José Mendes Campeão Nacional no calvário do Sameiro”

José Mendes é o novo Campeão Nacional de Ciclismo após a vitória, este domingo, em Braga, nos difíceis 177,1 quilómetros do circuito que teve 11 passagens no Bom Jesus e no Sameiro. O corredor da equipa Bora/Argon 18, natural de Guimarães, chegou à medalha de ouro depois de deixar para trás Nelson Oliveira (Movistar) quando faltavam cinco quilómetros para a meta. No alto do Sameiro, Mendes festejou isolado, com 18 segundos de vantagem sobre Oliveira. Ricardo Vilela (Caja Rural) foi terceiro, a 59 segundos.

“Dedico o triunfo à minha família que sempre esteve ao meu lado e a todos os meus amigos que estiveram aqui a apoiar-me, sem eles não era possível. Eles foram a minha força para conseguir este resultado”, disse emocionado José Mendes momentos antes de receber a medalha de ouro e de envergar a camisola de Campeão Nacional. Depois Mendes explicou a prova. “Já conhecia o percurso do ano passado mas este ano as coisas foram diferentes. A Efapel assumiu a responsabilidade da corrida e eu tentei poupar-me o máximo possível para conseguir estar na frente na parte final. Quando começaram os ataques de corredores importantes, consegui estar na frente. Na altura em que o Nelson Oliveira assumiu a frente, eu vinha atrás. Tive de dar tudo para o alcançar e na última subida ataquei. Parecia que nunca mais chegava ao fim e ao passar a linha de meta foi… não há palavras.”

Enquanto profissional, este foi, aos 31 anos, o primeiro título de Campeão de José Mendes depois de, na sexta-feira, ter deixado escapar a medalha de ouro na prova de contrarrelógio para Nelson Oliveira, por pouco mais de um minuto. Curiosamente agora foi a vez de Oliveira ficar em segundo e de Mendes festejar. “Era um sonho que perseguia porque nas camadas amadoras já tinha sido Campeão Nacional. Penso que para o ano, se tudo correr bem, vou estar em provas importantes e, sem dúvida, que será uma responsabilidade mas também um orgulho muito grande levar o símbolo de Portugal ao peito”, afirmou o novo Campeão de 31 anos que deverá ser uma das escolhas para representar a Bora /Argon 18 na Volta à Espanha.

Dos 49 corredores Elite que iniciaram a prova de fundo dos Nacionais de Ciclismo, apenas 18 concluíram a prova, facto que, mais uma vez, demonstra as dificuldades do percurso que aliadas ao calor fizeram, mais uma vez, de Braga um cenário espetacular para a modalidade e um Campeonato dos mais difíceis dos últimos anos. O acordo entre o município bracarense e a organização dos Campeonatos Nacionais de Ciclismo, a Podium Events, prevê que no próximo ano a Cidade dos Arcebispos venha novamente, e pelo terceiro ano consecutivo, a receber a prova.

Vem aí a Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros

Com o final dos Campeonatos Nacionais de Estrada, os Sub-23 começam já a pensar na próxima competição dedicada exclusivamente a esta categoria. De 14 a 17 de julho, a Podium Events leva para a estrada a principal prova por etapas para Sub-23, a 24ª Volta Portugal do Futuro Liberty Seguros. A competição, que este ano vai percorrer 537,1 quilómetros em quatro dias, começa em Soure e vai terminar na Serra do Larouco em Montalegre.

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com