sábado, 28 de maio de 2016

“Grande Prémio do Dão”

Raul Alarcón vence isolado em Penalva do Castelo
O espanhol Raul Alarcón (W52-FC Porto) viu hoje premiada a veia atacante, vencendo isolado a primeira etapa do Grande Prémio do Dão, uma viagem de 163,3 quilómetros, entre Mangualde e Penalva do Castelo.
Raul Alarcón, que anda em fuga em quase todas as corridas em que participa – no recente Grande Prémio das Beiras e Serra da Estrela fê-lo todos os dias -, viu hoje compensado o espírito aventureiro. Integrou a escapada de 14 corredores que saiu cedo do pelotão, manteve-se no grupo mais adiantado quando este passou a ter apenas cinco corredores e, a cerca de 50 quilómetros do final, isolou-se para não mais ser alcançado.

O corredor espanhol cortou a mete ao fim de 4h16m48s de prova, deixando o segundo classificado, Joni Brandão (Efapel), a 41 segundos. Rafael Reis (W52-FC Porto) e César Fonte (Rádio Popular-Boavista) terminaram 55 segundos mais tarde.

Na geral, Raul Alarcón dispõe de 48 segundos de margem face a Joni Brandão, 1m04s para Rafael Reis e 1m08s sobre César Fonte. O grosso do pelotão já está a mais de dois minutos, pelo que a discussão do triunfo se adivinha entre os quatro mais bem colocados.

“Estou sempre a tentar e hoje finalmente foi possível levar a vitória até ao final. No Grande Prémio das Beiras e Serra da Estrela apanharam-me duas vezes no último quilómetro. Tenho uma boa vantagem e amanhã tentarei manter a camisola amarela até ao final. Vamos ver como corre a etapa da manhã, porque hoje fiz um esforço muito grande. Considero-me um rolador e irei defender-me no contrarrelógio”, disse Raul Alarcón.

Se o espanhol quer defender-se, o luso Joni Brandão promete atacar, o que faz adivinhar um domingo de excelente ciclismo. “O Raul Alarcón está muito bem. Entrou na última subida com dois minutos de vantagem. Até desde baixo, mas já não consegui alcançá-lo. A segunda etapa é dura, pelo que está tudo em aberto”, assegura o corredor da Efapel.

Este domingo terá uma jornada dupla de ciclismo no Dão. A segunda etapa arranca às 9h30 de Nelas, terminando na mesma localidade, cerca das 11h00, depois de percorridos 66 quilómetros, que incluem duas contagens de montanha, uma terceira categoria, ao quilómetro 29,7, em Silgueiros, e outra de segunda categoria, na Aguieira, ao quilómetro 42,1. Os últimos acertos nas contas estão marcados para o contrarrelógio individual de 10,1 quilómetros, que vai animar o centro histórico de Viseu a partir das 15h00.

Raul Alarcón parte para a segunda etapa vestido de amarelo, mas também é dono da camisola dos pontos. Pablo Guerrero (Rádio Popular-Boavista) é o melhor trepador, Ivo Oliveira (Liberty Seguros/Carglass) é o melhor jovem, Luís Mendonça (Sicasal/Constantinos/UDO) é o primeiro das equipas de clube. A W52-FC Porto, além de ter Alarcón e Rafael Reis em posição de baterem-se pela vitória individual, comanda por equipas.

Classificações

1.ª Etapa: Mangualde – Penalva do Castelo, 163,3 km

1.º Raul Alarcón (W52-FC Porto), 4h16m48s (Média: 38,154 km/h)

2.º Joni Brandão (Efapel), a 41s

3.º Rafael Reis (W52-FC Porto), a 55s

4.º César Fonte (Rádio Popular-Boavista), mt

5.º Luís Mendonça (Sicasal/Constantinos/UDO), a 1m54s

6.º Daniel Freitas (W52-FC Porto), mt

7.º Ivo Oliveira (Liberty Seguros/Carglass), mt

8.º Ángel Sánchez Rebollido (W52-FC Porto), mt

9.º José Rvuelta (Rías Baixas), mt

10.º Hugo Sabido (Sporting-Tavira), mt

Geral Individual

1.º Raul Alarcón (W52-FC Porto), 4h16m35s

2.º Joni Brandão (Efapel), a 48s

3.º Rafael Reis (W52-FC Porto), a 1m04s

4.º César Fonte (Rádio Popular-Boavista), a 1m08s

5.º Ángel Sánchez Rebollido (W52-FC Porto), a 2m05s

6.º Jacobo Ucha (Rádio Popular-Boavista), mt

7.º Hugo Sabido (Sporting-Tavira), a 2m06s

8.º Luís Mendonça (Sicasal/Constantinos/UDO), a 2m07s

9.º Daniel Freitas (W52-FC Porto), mt

10.º Ivo Oliveira (Liberty Seguros/Carglass), mt

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com