quinta-feira, 14 de abril de 2016

“Volta a Portugal pode passar por troço de rali em Fafe”

Foto: Lusa

Joaquim Gomes confirmou a discussão desta possibilidade para o percurso da prova.
A organização da Volta a Portugal em bicicleta pondera incluir na edição deste ano um percurso em terra, em Fafe, habitualmente utilizado no Rali de Portugal, confirmou hoje à Lusa o diretor de prova, Joaquim Gomes. "Estamos a avaliar essa possibilidade e já nos deslocámos ao local", afirmou, destacando o "caráter inédito" da eventual passagem.
Joaquim Gomes explicou que a decisão só será tomada depois de auscultada a Federação Portuguesa de Ciclismo, a Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais e as equipas portuguesas.
O diretor da Volta a Portugal, cuja 78.ª edição decorre entre 27 de julho a 07 de agosto, assinalou que importa assegurar todas as condições, nomeadamente as que garantam a integridade física dos ciclistas.
O vice-presidente da Câmara de Fafe, Pompeu Martins, confirmou hoje à Lusa o interesse da organização da prova e frisou que, do lado Município, há toda a abertura e colaboração.
Segundo o autarca, o que está a ser equacionado é que se percorra um troço de cerca de 2,2 quilómetros, em terra batida, começando na zona do Confurco e passando pelo famoso salto da Lameirinha. Junto ao cemitério da Lagoa, os ciclistas iniciarão, já em alcatrão, a descida até Fafe, onde terminará a etapa do dia.
Pompeu Martins afirmou que há uma grande expetativa em relação à passagem dos ciclistas pelo "mítico troço do rali", sobretudo por ser "uma absoluta novidade". "Imaginamos que muita gente curiosa não deixará de se deslocar ao troço para ver passar o pelotão", assinalou.
Se a utilização do percurso em terra for uma realidade, como deseja o município, estarão reunidas condições para "mais um grande momento de afirmação de Fafe no contexto mediático nacional", assinalou.
A propósito, destacou a possibilidade de se fazer uma associação curiosa entre duas modalidades em que o concelho tem grande tradição e muitos adeptos. "Acho que ganharíamos todos. Seria algo fantástico", afirmou, a propósito.
Joaquim Gomes disse à Lusa, por seu turno, concordar com o interesse mediático acrescido que esta novidade poderá trazer à Volta a Portugal, "num concelho como Fafe, com tão grande tradição no ciclismo e nos ralis". Se a passagem pelo troço de terra corresse bem, frisou, poderia até passar a integrar, em futuras edições, as etapas com chegada a Fafe. Apesar disso, a decisão ainda não está tomada, prevendo o diretor da prova que nas próximas semanas ficará tudo definido.
Fonte: SAPO Desporto c/ Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com