quarta-feira, 27 de abril de 2016

“Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves”

Disputa-se no próximo dia 1 de maio o 14º Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves, prova para a categoria de juniores que homenageará a velha glória do ciclismo português e vencedor da Volta a Portugal de 1965. A competição, patrocinada pela Junta de Freguesia de Palmeira (Braga), tem início marcado para as 09h15 horas e é pontuável para Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã.

Organizada pela Associação de Ciclismo do Minho, a prova terá início pelas 09h15 horas (Palmeira - Braga EN 101) e o final previsto para as 11h10 (Rua de Miracávado, junto à Igreja de Palmeira).

Para a prova bracarense - competição que já foi ganha, entre outros, pelo Campeão do Mundo Rui Costa - está em perspetiva um excelente espetáculo desportivo, com momentos de grande competitividade aos quais não serão certamente alheias as diversas e habituais metas volantes nas várias freguesias ao longo do percurso. Como tem sido apanágio das anteriores edições do Circuito de Palmeira é também esperada a presença de muito público ao longo de todo o percurso e na subida final em direção à meta que estará instalada junto à Igreja de Palmeira.

A prova será disputada ao longo de 72,7 quilómetros no seguinte circuito: Palmeira, EN 101, rotunda em frente p/Braga, rotunda Confeiteira, à esq. p/Adaúfe, Adaúfe, Santa Lucrécia, rotunda à esq. p/ Navarra, Navarra, Escola de Navarra, Adaúfe, Palmeira, rotunda à esq. p/Braga EN 101, Palmeira (1ª passagem pela zona de partida), rotunda em frente p/Braga, rotunda Confeiteira, à drt p/ Dume, Dume (igreja), rotunda em frente p/Real, Real, rotunda à drt. p/ Prado EN 201, Merelim S. Pedro, Merelim S. Paio, à direita p/Palmeira, Rua Marginal, rotunda à drt. p/ Braga EN 101, Palmeira (2ª Passagem pela zona de partida). Circuito a percorrer 3 vezes, sendo que depois da quinta passagem pela zona de partida, em Palmeira, a prova prossegue pela Rua Mira Cávado, à drt. Travessa de Mira Cávado, com a Meta Final junto à Igreja de Palmeira.

O 14º Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves tem o patrocínio da Junta de Freguesia de Palmeira e o apoio das seguintes entidades: Federação Portuguesa de Ciclismo, Câmara Municipal de Braga, Freguesias de Adaúfe, Navarra e Santa Lucrécia de Algeriz, União de Freguesias de Merelim São Pedro e Frossos, União de Freguesias de Merelim São Paio, Panóias e Parada de Tibães, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Salvaggio, Seissa, Controlsafe, Ciclismo a fundo (revista oficial) e Roda na Frente.

Em 2015, o 13º Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves foi ganho por Jorge Magalhães (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) que se destacou do pelotão e chegou isolado à meta com uma vantagem 1:35 segundos para Fabio Silva (C.C. Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.) e de 1:38 para Gonçalo Carvalho (Bairrada), respetivamente, segundo e terceiro classificados. Bruno Coelho (Contifiel / Downinfor) venceu quatro metas volantes, Jorge Magalhães (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) duas e Francisco Campos (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) uma meta volante. Maria Jesus Barros (Spol C.C.) ganhou a classificação feminina.


João Peixoto Alves - Vencedor da Volta a Portugal de 1965

João Peixoto Alves, natural de Palmeira (Braga), nasceu a 23 de Maio de 1941 e iniciou a sua atividade no ciclismo, como popular, no Futebol Clube do Porto.

Posteriormente representou o C. C. Aldoar e o Benfica, onde se tornou conhecido como um dos melhores ciclistas portugueses. A sua carreira como profissional iniciou-se em 1960 e terminou em 1966, quando se retirou, com 25 anos, deixando um lugar difícil de preencher no ciclismo e no Benfica.

Ao longo da carreira desportiva disputou 171 provas, tendo ganho 22. Conquistou os títulos de Campeão Nacional e Regional de Rampa, no último caso por quatro vezes.

Vencedor da Volta a Portugal de 1965, alcançou ainda dois segundos e um terceiro lugares na importante competição. Na prova “rainha” do ciclismo português ganhou ainda 9 etapas, foi portador da camisola amarela em 23 e ganhou o Prémio da Montanha e a Classificação por Pontos no ano de 1963.

Participou na Volta a França do Futuro em 1963 (7º na geral e 2º na Montanha) e em 1964, tendo ainda participado na Volta à Espanha (1962, 1963 e 1965), na Volta a S. Paulo (1962 e 1966), na Volta à Catalunha (1965) e no Campeonato do Mundo (1965 e 1966).

Fonte: ACM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com