segunda-feira, 18 de abril de 2016

“AJA sobe ao pódio na Taça de Portugal”

Francisco Morais, atleta júnior da Academia Joaquim Agostinho (AJA), alcançou o 3.º lugar na terceira etapa da Taça de Portugal. Esta tirada estava integrada no Troféu José Poeira, que decorreu nos dias 16 e 17 de abril, no concelho de Odemira. No primeiro dia da prova, a AJA não conseguiu fazer frente à hegemonia da equipa da Bairrada na Taça de Portugal, tendo permitido que o líder desta competição, João Almeida, vencesse a etapa que ligou Amoreiras Gare a Zambujeira do Mar (101,3 quilómetros). No segundo dia, a AJA esteve em destaque ao longo de toda a tirada, que começou em Vila Nova de Milfontes e terminou em Odemira. Dois atletas da equipa torriense integraram desde cedo a fuga do dia, à qual acabaria por se juntar o chefe de fila, e melhor classificado da AJA na Taça de Portugal, Francisco Morais. O jovem, recentemente chamado à seleção nacional, manteve-se em fuga até ao final da etapa, acabando por terminar no 3.º lugar, atrás de João Almeida e Daniel Viegas, ambos da equipa da Bairrada.

Após esta jornada dupla da Taça de Portugal por terras alentejanas Francisco Morais manteve-se no 5.º lugar  do ranking, com 111 pontos. A equipa da Academia classificou-se no 2.º lugar por equipas.

Acidente coloca atleta da AJA em estado grave


Atleta da equipa de cadetes da Academia Joaquim Agostinho (AJA) fica em estado grave após acidente durante treino da equipa. O grupo de jovens ciclistas treinava-se acompanhado por dois treinadores, e pelo diretor da equipa, na estrada que liga Torres Vedras à Malveira. Todos cumpriam escrupulosamente as regras de trânsito, no traçado que liga Vila Franca do Rosário a Vale da Guarda. Os atletas e técnicos encontravam-se numa reta, com bastante visibilidade, seguiam dois a dois, e ocupavam na via o espaço permitido por lei. O atleta, de apenas 15 anos, acabou por ser atropelado, de forma brutal, por um condutor que não quis esperar pela sua vez para ultrapassar o grupo de ciclistas.

O jovem foi transportado em estado grave para o hospital de Santa Maria, com múltiplas escoriações, uma delas na zona da bacia, onde acabou por ser cosido com 17 pontos. O atleta continua internado, no momento em que escrevemos este artigo, tendo alta prevista, na melhor das hipóteses, esta terça-feira. Está livre de perigo.

A Academia Joaquim Agostinho gostava de pedir a todos os leitores deste artigo, que respeitassem os ciclistas e as regras na estrada, para que todos possamos continuar a praticar este desporto  com a maior segurança possível. A nossa região é reconhecida no Mundo do desporto graças a um grande atleta, Joaquim Agostinho, e para que todos os jovens possam continuar a sonhar em seguir as pisadas deste grande mestre precisam de segurança nas estradas.

Fonte: Academia Joaquim Agostinho

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com