quarta-feira, 2 de março de 2016

“GP Liberty Seguros”

Pelotão luso regressa ao Algarve para disputar prova internacional
A oitava edição do Grande Prémio Liberty Seguros, que vai realizar-se nos dias 12 e 13 de março, será a primeira oportunidade, em 2016, para as equipas continentais e de clube portuguesas se defrontarem, numa prova internacional, em condições de lutar pela vitória. Os conjuntos lusos terão a concorrência de dez formações estrangeiras em mais uma realização integrada no programa Cyclin’Portugal.
A prova terá uma participação de 23 equipas de oito corredores, num total esperado de 184 participantes, provenientes de 20 países: África do Sul, Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Equador, Espanha, Estados Unidos da América, Estónia, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Irlanda, Itália, Letónia, Noruega, Nova Zelândia, Portugal e Suécia.  
Depois de, durante a Volta ao Algarve, terem enfrentado os melhores corredores do Mundo, as equipas portuguesas vão, desta feita, encontrar blocos de desenvolvimento de talentos. As formações estrangeiras convidadas são, essencialmente, formadas por jovens corredores. É por uma destas equipas, a Axeon-Hagens Berman, que compete o vencedor da edição transata do Grande Prémio Liberty Seguros, Rúben Guerreiro. O campeão nacional de sub-23, Nuno Bico, também está inscrito na corrida, ao serviço da Klein Constantia, equipa de desenvolvimento da Etixx-QuickStep.
"Quero que Portugal se afirme no mundo como país onde se faz bem o ciclismo de formação. É importante que, na primavera, passem por cá jovens valores que serão os grandes campeões do futuro. Temos no pelotão desta corrida algumas das melhores escolas de ciclismo internacionais, equipas com vocação de lançamento de corredores”, afirmou o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, na apresentação do evento, hoje de manhã.
O Grande Prémio Liberty Seguros terá um total de 337,9 quilómetros, distribuídos por duas etapas, a cumprir no Algarve. A primeira etapa é a 26.ª Clássica do Restaurante Alpendre e será disputada, ao longo de 151,6 quilómetros, no sotavento algarvio. A partida (13h00) e a chegada (16h30) estão marcadas para a Junta de Freguesia de Vila Nova de Cacela.
A primeira metade da ligação será animada por três metas volantes: Santa Luzia (km 12,3), Santa Catarina da Fonte do Bispo (km 40,5) e Restaurante Alpendre (km 64,3). As dificuldades montanhosas ficam guardadas para a fase final, com duas subidas pontuáveis, na Cortelha, a 43 quilómetros do final, e no Cerro do Enho (barragem do Beliche), a 31,6 quilómetros da chegada.
A segunda jornada, no barlavento, terá 186,6 quilómetros, com partida no Auditório Municipal de Lagoa (10h50) e final na Câmara Municipal do mesmo concelho (15h30), comemorando a iniciativa Lagoa Cidade do Vinho 2016.
Na jornada decisiva também haverá três metas volantes e dois prémios de montanha. Os sprints intermédios estarão colocados em Ferreiras (km 23,2), S. Bartolomeu de Messines (km 41,5) e Lagoa (km 172). As subidas pontuáveis são as de Almarijinhos (km 94) e da serra de Silves (km 141,8).
“No ano em que assumimos com orgulho o galardão de Cidade do Vinho, vemos no mediatismo do Grande Prémio Liberty Seguros uma oportunidade para promover Lagoa a nível nacional e internacional, até porque o ciclismo, como ficou demonstrado com a Volta ao Algarve, empresta cor e dinamismo às nossas terras, além de ajudar a combater a sazonalidade”, salientou Luís Encarnação, vereador da Câmara Municipal de Lagoa.
Apesar de cada uma das tiradas ter uma designação própria, o Grande Prémio Liberty Seguros trata-se de uma prova por etapas, em que os tempos da primeira e da segunda serão somados para se encontrar o vencedor.
"Nunca iremos esquecer o que o ciclismo fez pela Liberty Seguros em Portugal. Éramos uma marca desconhecida no país e hoje temos maior notoriedade do que outras marcas, que estão no mercado há dezenas de anos”, frisou o CEO da Liberty Seguros Portugal, José António de Sousa.
Equipas Participantes
Continentais: Axeon-Hagens Berman (EUA), Armée de Terre (FRA), Bliz-Merida Pro Cycling (SUE), Efapel (POR), Euskadi Basque Country-Murias (ESP), Klein Constantia (CZE), LA Alumínios-Antarte (POR), Louletano-Hospital de Loulé (POR), Rádio Popular-Boavista (POR), Rally Cycling (EUA), Rietumu-Delfin (LET), Team Coop-Oster Hus (NOR), Team FixIT.no (NOR), Sporting-Tavira (POR) e W52-FC Porto (POR).
Clube: ACDC Trofa (POR), Anicolor (POR), Goldwin/Team José Maria Nicolau (POR), Liberty Seguros/Carglass (POR), Maia (POR), Moreira Congelados/Feira/Bicicletas Andrade (POR), Sicasal/Constantinos/UDO (POR) e Zappi’s (GBR).
Vencedores GP Liberty Seguros
2015 Rúben Guerreiro (Axeon)
2014 Rafael Silva (Efapel-Glassdrive)
2013 Delio Fernández (OFM-Quinta da Lixa)
2012 Ricardo Mestre (Carmim-Prio)
2011 Filipe Cardoso (Barbot-Efapel)
2010 Santiago Pérez (CC Loulé-Louletano)
2009 Daniel Silva (CC Loulé-Louletano)
Congresso da União Europeia de Ciclismo
Em paralelo com o Grande Prémio Liberty Seguros, a cidade de Loulé recebe, também nos dias 12 e 13 de março, o Congresso da União Europeia de Ciclismo. Os representantes das cerca de 50 federações europeias vão reunir-se no Algarve para discutir o futuro da modalidade no Continente.
“O congresso realiza-se no sul de Portugal por iniciativa da Federação Portuguesa de Ciclismo. Com esta iniciativa vamos mostrar aos responsáveis das federações europeias que o Algarve tem excelentes condições para a prática de ciclismo, ao longo de todo o ano e em todas as vertentes e perfis de ciclistas”, explica Delmino Pereira.
Ética e Formação
Na noite de dia 12, vai realizar-se em Tavira uma sessão pública, integrada no novo Regulamento de Ética no Ciclismo de Formação. O orador será o empresário João Correia, que irá intervir sobre “Planeamento e Carreira Desportiva do Ciclista”.
Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com