segunda-feira, 9 de outubro de 2017

“Outsystems Olímpico de Oeiras conquista Taça de Portugal PORterra”

Foi com a vitória conquistada no Duatlo Festival Bike que o Outsystems Olímpico de Oeiras conquistou o primeiro lugar na Taça de Portugal PORterra 2017. A formação de Oeiras foi a grande vencedora da competição dedicada ao todo-o-terreno triunfando nas duas frentes, masculina e feminina, em todas as etapas de Duatlo que compuseram a prova.

A vitória do Outsystems Olímpico de Oeiras começou a ser construída desde cedo na competição com a vitória na primeira etapa do ano. Foi no Duatlo das Lezírias que a formação subiu pela primeira vez ao lugar mais alto do pódio e fê-lo na prova feminina e masculina. Feito novamente conquistado na segunda etapa da Taça de Portugal PORterra, no Barreiro, que cimentou a vantagem do clube perante toda a concorrência. A terceira etapa da competição trouxe novo formato e, consequentemente, novos vencedores. Na Golegã, foram o Núcleo do Sporting da Golegã, em femininos, e o Amiciclo de Grândola, em masculinos, que venceram na disputa do primeiro triatlo da Taça de Portugal PORterra 2017. Na etapa seguinte, na Aldeia do Mato, o Núcleo do Sporting da Golegã voltou a fazer a diferença em triatlo, desta feita nas duas frentes, e provou ser um sério candidato à disputa da competição.

Foi apenas na última e derradeira etapa que se confirmou a vitória do Outsystems Olímpico de Oeiras na Taça de Portugal PORterra que completou uma temporada onde foi imbatível nas três etapas de Duatlo que compuseram a competição. Com vitórias nas Lezírias, Barreiro e Santarém a formação de Oeiras conquistou o lugar mais alto da prova de forma exímia e com o maior número de pontos possível na frente feminina e masculina.

Nas contas finais da Taça o Núcleo do Sporting da Golegã foi segundo classificado feminino, com duas vitórias nos triatlos da Golegã e Aldeia do Mato, e a Escola Triatlo Santo António Évora completou o pódio na terceira posição. Em masculinos o Amiciclo Grândola disputou a competição até os momentos finais e terminou no segundo lugar do pódio com uma vitória conquistada na Golegã e o Núcleo do Sporting da Golegã foi terceiro, também como uma vitória, desta feita na Aldeia do Mato.

A Taça de Portugal PORterra 2017 foi uma competição que se pautou pela oferta competitiva variada que procurou dinamizar o triatlo e o duatlo na vertente todo-o-terreno e que levou clubes, atletas e espectadores a viver a paixão pela modalidade ao longo de cinco etapas. Congratulamos os vencedores pelas conquistas alcançadas e todos os participantes por fazerem parte de mais uma grande competição!

Fonte: FTP

“Alejandro Valverde recuperado de lesão grave e impaciente para 2018”

Espanhol diz estar totalmente recuperado da dupla fratura

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista espanhol Alejandro Valverde, restabelecido de uma grave queda sofrida em julho último na Volta à França, declarou-se "impaciente" para correr em 2018, ano no qual pretende participar na Vuelta, Giro e campeonatos do mundo.

O corredor, 37 anos, disse estar totalmente recuperado da dupla fratura (rótula e astrágalo) que o obrigou a abandonar o Tour, após queda sofrida logo na primeira etapa, em entrevista publicada hoje pelo quotidiano 'El Pais', na qual refere ainda não estar a pensar em correr na próxima edição do Tour.

"Sinto-me bastante bem. Corro cerca de 700 quilómetros por semana. No meu grupo de treinos, que conheço desde sempre, dizem-me que estou, pelo menos, tão forte como estava antes. Adoraria verificar isso em corrida. Estou impaciente", disse Valverde.

Valverde, especialista nas clássicas belgas de Fleche Wallone (cinco vitórias) e de Liege-Bastogne-Liege (quatro) e que esteve suspenso por dois anos (entre 2010 e 2012) devido a doping, no âmbito do caso Puerto, disse ainda ter feito "uma cruz" no seu sonho de finalmente vencer o Tour francês, no qual foi terceiro em 2015.

"Não desejo ir ao Tour. Penso que no próximo ano vou-me concentrar no Giro, Vuelta e Mundial. No próximo ano, o Mundial vai ser muito duro, muito duro na Áustria", referiu o corredor, que já terminou por seis vezes no pódio dos campeonatos do mundo, sem nunca se ter sagrado campeão.

Fonte: Record on-line

“Movistar renova com Betancur e Anacona”

Equipa do português assegurou colombianos até 2019

Por: Lusa

Carlos Betancur

Foto: Twitter Movistar

A Movistar renovou o contrato dos ciclistas colombianos Carlos Betancur e Winner Anacona até 2019, anunciou esta segunda-feira a única equipa espanhola de WorldTour, que conta com o português Nelson Oliveira nas fileiras.

Em comunicado, a formação espanhola anunciou as extensões de contrato dos dois colombianos, que se mantêm às ordens do técnico Eusebio Unzué e aumentam para 24 os ciclistas confirmados para a época de 2018.

A temporada 2017 de Betancur, de 27 anos, foi afetada por uma lesão, que o obrigou a abandonar a Volta a Espanha quando seguia nos primeiros lugares da geral, depois de ter sido 18.º na Volta a França.

Aos 29 anos, Anacona vai para a quarta época na equipa, depois de ter sido 25.º na Volta a Itália em 2017, no apoio ao compatriota Nairo Quintana, que deverá contar de novo com o duo de trepadores no ataque às grandes Voltas em 2018.

Em julho, a equipa anunciou a renovação de Nelson Oliveira, quarto classificado no contrarrelógio de elite nos Mundiais de estrada, além de cinco novas contratações, com destaque para Mikel Landa, ex-Sky, e Jaime Rosón, ex-Caja Rural-Seguros RGA.

Fonte: Record on-line

“Outsystems Olímpico de Oeiras triunfante em Santarém”


A formação do Outsystems Olímpico de Oeiras foi a grande vencedora da décima edição do Duatlo Festival Bike. Com vitórias nas duas frentes, masculina e feminina, o clube de Oeiras voltou a provar a inegável qualidade nas competições dedicadas ao todo-o-terreno e triunfou na última etapa da Taça de Portugal PORterra.

Foram mais de uma centena os duatletas os que aceitaram o desafio de completar os 5km de corrida, 20km de ciclismo e 2,5km de corrida propostos pela organização. O evento levou todos os participantes a disputar uma prova em terreno misto de relva, terra batida e asfalto que ficou marcada pela exigência do segmento de ciclismo com os desníveis acentuados a fazer a diferença na competição. Na frente feminina Sheila Marques apresentou-se com favoritismo e provou, novamente, a sua qualidade em competições da Taça de Portugal PORterra. Com o melhor registo em todos os segmentos, a atleta do Outsystems Olímpico de Oeiras liderou a prova desde os seus momentos iniciais e cortou a meta com uma confortável vantagem para toda a concorrência. Pauline Vie do Alhandra Sporting Club foi segunda classificada e Irina Coelho, Bike Clube S. Brás, completou o pódio feminino na terceira posição.

Na competição masculina o primeiro líder da competição foi Rafael Domingos. O atleta do Outsystems Olímpico de Oeiras terminou o primeiro segmento da prova com vontade de fazer a diferença na competição mas foi perseguido pelo exímio ciclista do Amiciclo Grândola, Rui Dolores. Dolores registou um parcial irrepreensível ao longo dos 20km de BTT e consolidou a vantagem na frente da prova com uma das melhores corridas finais, cortando a meta na primeira posição e conquistando, a termo individual, a etapa da Taça de Portugal PORterra. Rafael Domingos foi segundo classificado e Tiago Maia, BH Porto Triatlo, foi terceiro.

O Outsystems Olímpico de Oeiras foi, coletivamente, o grande vencedor da etapa e conquistou o ouro nas duas frentes da prova. A formação foi acompanha no pódio apenas no lado masculino da competição com o Amiciclo Grândola a ser segundo classificado e o GCA Donas – Triatlo a conquistar a terceira posição.

O evento organizado em Santarém pelo Centro Nacional de Exposições e Federação de Triatlo de Portugal foi, mais uma vez, um marco no calendário competitivo nacional, ficando marcado pela disputa de uma das últimas provas do ano onde os amantes do todo-o-terreno voltaram a ter a oportunidade de correr pelas cores das suas formações.

Fonte: FTP

“Centro de Ciclismo do Minho acolhe a última etapa do Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros”

O Centro de Ciclismo do Minho, em Souto Santa Maria - Guimarães, recebe no dia 15 de outubro a última e decisiva etapa do Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros. O 3º BTT XCO de Souto Santa Maria será disputado no circuito permanente de Cross Country Olímpico do Parque Desportivo e de Lazer de Souto Santa Maria - Guimarães.

Numa organização da Associação de Ciclismo do Minho, o 3º BTT XCO de Souto Santa Maria é aberto à participação (além das categorias de competição) de todos os interessados que poderão participar integrados na categoria de promoção.

Depois de um período para treinos entre as entre as 9 e as 11h00, realizam-se a partir dessa hora as atividades para pupilos, benjamins e iniciados, iniciando-se às 12 horas a prova para infantis e juvenis. Às 14 horas será a vez de competirem os atletas dos escalões de cadetes, femininos (sub 23/elites e master), paraciclismo e promoção. Pelas 15h30 arrancará a corrida de juniores, elites/sub 23 e masters. A cerimónia protocolar está prevista para as 17h30. A participação na prova é gratuita para atletas federados sendo também aberta à participação na vertente de promoção (custo de inscrição inclui seguro de acidentes pessoais). O secretariado para confirmação de inscrições abrirá às 9 horas e as inscrições devem ser efetuadas através do email geral@acm.pt.

O 3º BTT XCO de Souto Santa Maria tem o apoio da União das Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, MAPFRE | Seguros, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma, POPP Design, Tempo Livre / Centro de Medicina Desportiva de Guimarães, Salvaggio, Controlsafe, AFAcycles e Bike Magazine (revista oficial).

O circuito permanente de BTT Cross Country Olímpico do Centro de Ciclismo do Minho, cuja primeira fase foi inaugurada no dia 25 de junho de 2017, está localizado no Parque Desportivo de Souto Santa Maria (Rua Dona Josefa Amaral Freitas, 4800-257 Santa Maria de Souto, Guimarães - GPS: 41.519503,-8.291169), tendo sido  desenvolvido em parceria pela Associação de Ciclismo do Minho, Câmara Municipal de Guimarães e a União das Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, em concertação com a Federação Portuguesa de Ciclismo. O projeto compreende trajetos em circuito de diversas dificuldades (fácil, acessível, difícil e muito difícil), procurando-se corresponder às diferentes faixas etárias dos praticantes, características, nível de desenvolvimento técnico e físico e motivações.

O Centro de Ciclismo do Minho - Guimarães corresponde a um anseio da Associação de Ciclismo do Minho que lançou em 2009 o projeto de criação de um espaço para a prática de ciclismo de competição e de lazer. “Foi com enorme satisfação que encontramos por parte da Câmara Municipal de Guimarães e da União de Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar recetividade e vontade para avançar com este projeto que, acreditamos, gerará uma nova centralidade, proporcionará boas condições para atividades de recreio, formação, treino e competição de ciclismo, assim como contribuirá para o desenvolvimento da modalidade na região”, explica José Luís Ribeiro, Presidente da Associação de Ciclismo do Minho.

Depois de uma inspeção técnica de elementos da União Ciclista Internacional (UCI) e da Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU), o Centro de Ciclismo do Minho - Guimarães já viu confirmada a sua escolha para a realização em 2018 da prova de Cross Country Olímpico do Campeonato do Mundo de Ciclismo Universitário, acolhendo agora no dia 15 de outubro a última e decisiva prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros.

Além do Centro de Ciclismo do Minho, que integra a primeiro circuito permanente de BTT XCO da região norte do País, o Parque Desportivo e de Lazer de Souto Santa Maria possui ainda um pavilhão desportivo, circuito de manutenção, parque infantil e parque de merendas, entre outras valências.

Fonte: ACM

“Gala da Associação de Ciclismo do Minho em Guimarães”

A cidade de Guimarães vai acolher a Gala de Encerramento da Época Desportiva de 2017 da Associação de Ciclismo do Minho, estando a iniciativa agendada para o dia 18 de novembro, a partir das 15 horas, no Auditório da Universidade do Minho (Campus de Azurém - Guimarães).

Na 9ª edição da Gala da ACM a promover no Auditório da Universidade do Minho (Campus de Azurém - Guimarães) serão homenageados os atletas minhotos que se sagraram Campeões Nacionais em 2017 e que conquistaram resultados de relevo a nível internacional. De igual modo, serão entregues os prémios finais do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã, Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros, Campeonato do Minho de BTT DHI - CISION, Campeonato do Minho de BTT XCM - Raiz Carisma e das Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã e de BTT XCO - MAPFRE | Seguros.

O programa da Gala incluirá vários momentos de animação e a entrada será livre (até ao limite da capacidade do espaço).

Instituição de Utilidade Pública e representante no Minho da Federação Portuguesa de Ciclismo (entidade detentora do Estatuto de Utilidade Pública Desportiva), a Associação de Ciclismo do Minho (www.acm.pt) foi fundada em 1977 e é uma associação sem fins lucrativos que tem como objeto a promoção e regulamentação do ciclismo, nas suas diversas vertentes, em toda a região do Minho (distritos de Braga e Viana do Castelo).

Fonte: ACM

“Reportagem no “Jornal de Ciclismo” do evento: “10º Mega Passeio Lisboa/Santarém.2017”

OJornal de Ciclismo”, publicou a reportagem do evento: “10º Mega Passeio Lisboa/Santarém.2017” realizado este domingo entre Lisboa e Santarém, a mesma pode ser visualizada em: http://jornalciclismo.com/?p=46479 ou em: http://jornalciclismo.com  onde pode ainda visualizar outras notícias.

Reportagem no “O Praticante” do evento: “10º Mega Passeio Lisboa/Santarém.2017”

O “O Praticante” publicou a reportagem do evento: “10º Mega Passeio Lisboa/Santarém.2017” realizado este domingo entre Lisboa e Santarém, a mesma pode ser visualizada em: http://www.opraticante.pt/10-mega-passeio-lisboa-santarem/  ou em: http://www.opraticante.pt/  onde pode ainda visualizar outras notícias.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com