quarta-feira, 15 de novembro de 2017

“INVESTIGAÇÃO SOBRE DOPING NO CICLISMO BRITÂNICO TERMINA SEM ACUSAÇÕES”

O caso centrou-se no conteúdo de uma mala médica da Sky e da seleção britânica.

A investigação sobre a existência de doping no ciclismo britânico, levada a cabo pela Agência Britânica Antidopagem, terminou hoje sem acusações formuladas, embora tenham sido expressas “preocupações” sobre uso do medicamento Fluimucil, um descongestionante das vias respiratórias.

O caso centrou-se no conteúdo de uma mala médica da Sky e da seleção britânica, enviada de uma instalação partilhada pelos dois organismos em Manchester e entregue a Bradley Wiggins, vencedor da Volta a França em 2012 e oito vezes medalhado olímpico, no Dauphiné Liberé de 2011.

Apesar de não ter produzido acusações, por ter sido “impossível confirmar ou refutar a possibilidade de a mala entregue à Sky conter Fluimucil” – descongestionante das vias respiratórias -, a agência britânica diz que a “falta de registos médicos” prejudicou a investigação e é “uma preocupação séria” sobre a federação.

A investigação poderá ser reaberta se surgirem novas provas, sendo que o processo afetou com mais veemência a carreira de Wiggins, que acabou por se retirar, e cuja reputação ficou afetada pelo caso.

“Este período tem sido um inferno na Terra para mim e a minha família, cheio de suposições e especulações. Pareceu nada menos do que uma caça às bruxas maliciosa”, afirmou o antigo ciclista, que refutou as acusações e acrescentou que o processo deveria ter culminado na proferição da sua inocência.

O inquérito parlamentar pretende produzir um relatório até final do mês, sendo que Damian Collins, chefe do comité, afirmou existirem “sérios e preocupantes problemas” no ciclismo britânico.

A falta de provas ou registos relacionados com a presença da substância, utilizada para limpar muco nasal, levou a que o inquérito não pudesse provas utilização indevida, ainda que a Sky tenha admitido que a substância estava na mala.

A Sky, criada em 2009 por Dave Brailsford, conseguiu resultados inéditos no ciclismo britânico, desde logo a primeira vitória no Tour, com Wiggins, e mais quatro desde então, com Chris Froome.

Brailsford trabalhava simultaneamente nos dois organismos até 2014, quando se afastou da federação.

“A relação entre os dois desenvolveu-se rapidamente e resultou num esbater das fronteiras entre um e outro”, disse hoje o chefe executivo da federação inglesa, Julie Harrington.

A Sky não mencionou o problema dos registos médicos, mas disse, em comunicado, que tem “cooperado completamente com a Agência Antidopagem no último ano”.

Fonte: Sapo on-line

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com