terça-feira, 7 de junho de 2016

“Volta a Portugal/Brandão vê menos dureza no percurso, Gomes e Veloso nem por isso”

Foto: Lusa

Para Jóni Brandão, o favoritismo para a 78.ª edição recairá nos galegos Gustavo Veloso (W52-FC Porto), bicampeão da prova 'rainha' do calendário nacional.
Gustavo Veloso (W52-FC Porto) é um dos candidatos a vencer a Volta a Portugal 2016.
Jóni Brandão, a principal esperança portuguesa para a Volta a Portugal em bicicleta, defendeu hoje que o traçado da 78.ª edição não é tão difícil como o de outros anos e que favorece os seus adversários galegos.
“Acaba por ser uma Volta que favorece mais uma vez os contrarrelogistas, apesar de termos uma etapa bastante dura a seguir ao dia de descanso, mas não é uma chegada em alto, não é uma chegada tradicional como era a da Serra da Estrela. Temos sim só uma verdadeira etapa de chegada em alto, que é a Senhora da Graça”, começou por analisar o segundo classificado da última edição.
O corredor da Efapel acredita que o traçado da Volta a Portugal, que irá para a estrada de 27 de julho a 07 de agosto, vai acabar por beneficiar muito os contrarrelogistas.
“Temos etapas que poderão vir a ser bonitas, mas, em termos de classificações, a priori, não haverá grandes reviravoltas. Olhando para o papel, não parece ser uma Volta muito difícil, mas só a estrada pode comprovar se é difícil ou não”, completou.
Para Jóni Brandão, o favoritismo para a 78.ª edição recairá nos galegos Gustavo Veloso (W52-FC Porto), bicampeão da prova 'rainha' do calendário nacional, e Alejandro Marque (LA-Antarte), vencedor em 2013.
“Mas não vamos baixar os braços porque a Volta tem este traçado. Só depois de acabar, na chegada a Lisboa, vamos ver se os favoreceu ou não”, concluiu, prometendo tentar a sorte nalgumas etapas mais duras para ganhar tempo e chegar ao contrarrelógio do último dia de “uma maneira mais confortável”, para não estar com “tanta pressão em cima”.
Enquanto Brandão se excluiu do lote dos favoritos, o diretor da prova colocou-o lá, defendendo que, apesar da ausência de chegadas em alto, o vice-campeão do ano passado pode aspirar a vestir de amarelo a 07 de agosto, em Lisboa.
“O problema dos vencedores portugueses da Volta a Portugal prende-se com outras questões. Efetivamente, os melhores corredores portugueses correm além-fronteiras, como muitos jovens e profissionais de outras atividades. De qualquer modo, acredito, até pelo histórico de resultados das últimas provas, que se afigura que podemos ter corredores portugueses como os principais protagonistas da prova”, argumentou, no final da apresentação da 78.ª Volta a Portugal, que aconteceu hoje na Câmara Municipal de Lisboa.
Joaquim Gomes apontou então Rafael Reis e Jóni Brandão como as grandes bandeiras e esperanças portuguesas na atualidade.
“Espero que a componente sorte, que também é sempre importante numa prova por etapas, que não é mais que um ‘reality show’ que os portugueses acompanham diariamente, esteja do lado deles”, sublinhou.
Também Gustavo Veloso pensa que o traçado não o favorece particularmente, porque, apesar de ser diferente, não é menos duro do que nas edições anteriores.
“Toda a gente fala de não estar a Torre no fim, mas penso que a etapa da Torre este ano vai fazer mais diferenças, porque passar duas vezes aí, numa etapa tão longa e com uma parte final tão ‘quebrada’, vai fazer com que toda a gente chegue com o depósito vazio. Se calhar não sai daí o vencedor da Volta, mas muita gente pode perder. Espero que não seja eu”, disse o líder da W52-FC Porto.
O ‘dragão’ reconhece que gostava de vencer pela terceira vez, até porque, se já ganhou duas (2014 e 2015), pode ganhar outra, mas lembrou que são as vicissitudes da corrida que vão definir o vencedor.
“Não sei se vou conseguir ou não, mas tudo tenho feito até hoje para chegar nas melhores condições à Volta e tudo vou a fazer daqui até lá para estar a 100 por cento”, prometeu.
Fonte: SAPO Desporto c/Lusa  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com