quinta-feira, 19 de maio de 2016

“Fim de etapa na Torre não retira mística à Volta a Portugal”

Foto: DR

Joaquim Gomes disse aos jornalistas que o desaparecimento da etapa na torre - que também acontecerá em 2017 - não retira importância à prova.
O diretor da Volta a Portugal em bicicleta, Joaquim Gomes, considerou hoje que o fim da etapa na Torre não retira mística à 78.ª Volta a Portugal, que arranca a 27 de julho e termina a 07 de agosto, em Lisboa.
A etapa ‘rainha’ da Volta a Portugal, cuja edição de 2016 foi apresentada hoje em conferência de imprensa, na Guarda, será realizada no dia 03 de agosto e terá duas passagens pelo alto da Torre, mas acabará naquela cidade, depois de 173,7 quilómetros de "sobe e desce" a partir de Belmonte.
Apresentada pela organização como a tirada ‘rainha’ da 78.ª edição, a sexta etapa não terá final no ponto mais alto de Portugal continental (1.993 metros), algo que acontece pela primeira vez desde 2006, mas sim na Guarda.
Joaquim Gomes disse aos jornalistas que o desaparecimento da etapa na torre - que também acontecerá em 2017 - não retira importância à prova.
"A mística está lá. Vamos ter, com certeza, muito público, até porque [as pessoas] vão ver passar os ciclistas duas vezes" no ponto mais alto da Serra da Estrela, afirmou.
O diretor da prova referiu ainda que, com a alteração introduzida este ano, as pessoas que se deslocarem à Serra da Estrela "vão ver a passagem na Torre e ainda têm tempo de ver a final na Guarda".
O responsável considera que a etapa ‘rainha’ se identifica "em pleno" com a "fantástica região da Serra da Estrela" e é "uma das mais exigentes etapas que alguma vez se colocou na estrada na Volta a Portugal".
A decisão de suprimir a etapa na Torre está também relacionada com as condições climatéricas adversas que por vezes se verificam (nevoeiro) e com imprevisibilidades originadas pelos incêndios florestais.
Na sexta etapa, o pelotão vai partir de Belmonte rumo à Covilhã e à duríssima vertente das Penhas da Saúde, por onde vai escalar pela primeira vez à contagem de categoria especial instalada na Torre, ao quilómetro 44,7.
Inclui ainda passagens, entre outros locais, por Seia, Manteigas, pela Albufeira da Barragem do Caldeirão e terminará na cidade da Guarda, no largo General Humberto Delgado.
O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, destacou a vertente rural do percurso que a etapa terá no seu concelho, com passagem pelas freguesias de Valhelhas, Famalicão da Serra, Fernão Joanes, Meios, Trinta, Corujeira e Maçainhas.
"Vai andar pelo verdadeiro meio rural. Faz jus à popularidade do desporto", afirmou o autarca que considera a volta como um contributo para "a valorização do território" do seu município.
O autarca de Belmonte, António Rocha, disse ter um "orgulho muito grande" por a etapa "rainha" começar no seu concelho.
Fonte: SAPO Desporto c/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com