segunda-feira, 30 de maio de 2016

“CAMPEONATO DA EUROPA DE TRIATLO”

Os portugueses mostraram-se à Europa no Parque das Nações em Lisboa, no Campeonato da Europa de Triatlo que se realizou entre sexta-feira, 27/maio e domingo, 29/maio, sendo no sábado 28/maio, o dia em que se realizaram as provas mais importantes desta competição.

Com o parque de transição e a meta instalada no MEO Arena, realizaram-se no sábado as provas de Elite masculina e feminina em distância olímpica (1.500m natação, 40kms ciclismo e 10kms corrida) e de Juniores também masculina e feminina, mas em distância sprint (750m natação, 20kms ciclismo e 5kms corrida), com transmissão da prova de Elite masculina em direto na RTP1, e da prova de Elite feminina na RTP2.

As triatletas juniores femininas foram as primeiras a lançarem-se ao Tejo junto do Oceanário de Lisboa, para cumprirem os 750m de natação, dirigindo-se de seguida ao parque transição instalado no MEO Arena, para iniciarem o segmento de ciclismo, com passagem obrigatória neste pavilhão nas várias voltas de ciclismo e de corrida realizadas pelos atletas. Neste escalão bastante competitivo, estiveram presentes atletas de 23 selecções europeias, sendo Gabriela Ribeiro do Alhandra, a melhor portuguesa terminando na 30ªposição, enquanto a torrejana CAROLINA SERRA não foi além do 49ºlugar, numa prova que não lhe correu da melhor maneira, sobretudo no segmento de natação.

Na prova principal, a Elite masculina, os atletas portugueses João Pereira e João Silva do Benfica, que irão estar presentes nos próximos Jogos Olimpicos do Rio de Janeiro no Brasil, conseguiram o 6º e 7ºlugares, respectivamente, numa prova que foi ganha pelo espanhol Gomez Noya, campeão do mundo já por 5 vezes.

Mas, o arranque competitivo do Campeonato da Europa de Triatlo teve lugar na sexta-feira, dia 27/maio, com a realização das provas de Age Group (Grupos de Idade), aonde participaram cerca de 2000 atletas, sob o lema “Triatlo para Todos”. Esta foi uma oportunidade única para atletas de várias idades e nacionalidades competirem, numa prova de distância sprint realizada na sexta-feira, e de outra no domingo em distância olímpica, estando presentes nestas provas, alguns atletas torrejanos, que não quiseram também perder esta oportunidade de representar o nosso país.

Na sexta-feira, na distância Sprint, André Rodrigues realizou uma boa prova e chegou na 22ªposição no Grupo de Idades 16-19 anos, enquanto Miguel Moreira e Rafael Marques, foram 28º e 29ºclassificados.

No Grupo de Idades 35-39 anos, Rita Amaro foi a única atleta torrejana feminina que participou nesta prova de sexta-feira, e terminou no 29ºlugar. Destaque também para o 17ºlugar de Marco Sousa, no Grupo de Idades 40-44 anos, com Pedro Silva a chegar na 43ªposição, 2 lugares acima de Ricardo do Canto que no Grupo de Idades 45-49 anos terminou no 41ºlugar.

No domingo, na prova de distância olímpica, e no Grupo de Idades 25-29 anos, Miguel Reis e Silva terminou a sua 1ªprova nesta distância no 30ºlugar, enquanto André Antunes foi 47ºclassificado no escalão 35-39 anos, e o seu irmão Pedro Antunes no Grupo de Idades 40-44 anos, concluiu no 54ºlugar. Marco Sousa, Pedro Silva e Ricardo Canto voltaram a competir nesta prova de domingo, e foram 27º, 68º e 65ºclassificados.

As próximas provas realizam-se no Sabugal, nos dias 4 e 5 de junho, e serão jornada dupla para o Campeonato Nacional de Clubes em Absolutos, com a realização de uma prova em distância olímpica no sábado, e uma prova de estafetas em distância Super-Sprint no domingo. Também no mesmo local realiza-se em Super-Sprint, a prova obrigatória de observação para o Campeonato da Europa de Youth (Cadetes e 2ºano de Juvenis) que se realiza na Hungria, no início de Julho.

Fonte: Escola Triatlo Torres Novas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com