terça-feira, 5 de abril de 2016

“Volta ao País Basco/Mikel Landa vence 2ª etapa e Rui Costa é sétimo”

Foto: LIONEL BONAVENTURE / AFP

O ciclista luso subiu na classificação geral após a segunda tirada.
O ciclista espanhol Mikel Landa estreou-se hoje a ganhar pela Sky, ao ser o mais forte no muro de Garrastatxu, no final da segunda etapa da Volta ao País Basco, em que Rui Costa (Lampre-Merida) foi sétimo.
Afastado das estradas até ao final do mês de março, devido a um vírus, o basco exibiu-se ao lado de casa (Murgia), destacando-se com o holandês Wilco Kelderman (Lotto Nl-Jumbo) no início da escalada ao muro de Garrastatxu, uma subida de cerca de três quilómetros com 11,7 por cento de desnível médio e com pendentes de 20 por cento de inclinação, e sobrevivendo à perseguição dos outros favoritos para ser o primeiro a cortar o risco branco, com o tempo de 04:43.17 horas.
O ataque de Landa e Kelderman, inicialmente na companhia de Alexis Vuilermoz (AG2R), que foi segundo na meta a um segundo do homem da Sky, surpreendeu o grupo de favoritos, que tardou em reagir.
Sob a marca dos últimos 1.000 metros, Rui Costa atacou, levando na roda Alberto Contador (Tinkoff), mas os sucessivos ataques dos favoritos, sobretudo as acelerações de Joaquim Rodríguez (Katusha) e Samuel Sánchez (BMC), não deram resultado, com Landa a assumir a amarela que era de Luis León Sánchez, desaparecido na subida final.
Sergio Henao (Sky) foi terceiro no final dos 174,2 quilómetros entre Markina-Xemein e Garrastatxu, a cinco segundos do seu colega de equipa, com Contador a ser quinto, a 11 segundos, e o campeão nacional de fundo a ser sétimo, a 15, na frente de um grupo no qual também estavam o colombiano Nairo Quintana (Movistar) e Rodríguez.
Tal como na véspera, André Cardoso (Cannondale) voltou a ser o segundo melhor representante luso, ao ser 34.º, a 1.06 minutos.
José Gonçalves foi 47.º, a 01.42 minutos de Landa, enquanto Mário Costa (Lampre-Merida) e Domingos Gonçalves (Caja Rural) chegaram, respetivamente, nas 119.ª e 120.ª posições, a 9.39 e 9.44 minutos. Sérgio Paulinho (Tinkoff) desistiu.
Feitas as contas após a segunda etapa, Landa lidera a geral com um segundo de vantagem sobre Kelderman, com Rui Costa a subir a sétimo, a 15 segundos do basco da Sky.
Cardoso pulou para o 35.º lugar, estando a 1.24 minutos do camisola amarela, e José Gonçalves ascendeu a 58.º, a 4.47, com o seu irmão gémeo Domingos a ser 116.º, a 16.57. Mário Costa ocupa a 140.ª posição, a 22.31 minutos de Landa.
Na quarta-feira, o pelotão vai enfrentar a terceira etapa, uma ligação montanhosa entre Vitoria e Lesaka, de 193,5 quilómetros.
Fonte: SAPO Desporto c/ Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com