terça-feira, 19 de abril de 2016

“Seleção Nacional/Liberty Seguros”

Portugal tem 14 corredores pré-convocados para o Rio de Janeiro

Os selecionadores nacionais de estrada e de BTT, José Poeira e Pedro Vigário, respetivamente, já fizeram a primeira escolha tendo em vista os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

O responsável técnico pelo ciclismo de estrada pré-convocou dez corredores, de entre os quais sairá o quarteto que integrará a missão olímpica portuguesa. José Poeira escolheu André Cardoso (Cannondale), José Gonçalves e Ricardo Vilela (Caja Rural-Seguros RGA), José Mendes (Bora-Argon 18), Nelson Oliveira (Movistar), Rúben Guerreiro (Axeon-Hagens Berman), Rui Costa (Lampre-Merida), Sérgio Paulinho (Tinkoff), Sérgio Sousa (Team Vorarlberg) e Tiago Machado (Katusha).

Quatro dos dez convocados vão competir na prova de fundo, de 241,5 quilómetros, que vai disputar-se no dia 6 de agosto. Um desses corredores competirá ainda no contrarrelógio individual, prova de 54,5 quilómetros, agendada para 10 de agosto.

José Poeira já reconheceu o percurso de ambas as provas e ficou satisfeito com o que viu no Rio de Janeiro. “A corrida de fundo é como se fosse uma etapa de montanha muito extensa”, diz o selecionador, que espera que a verdadeira triagem de valores aconteça nos últimos 80 quilómetros: “quem tiver aspirações precisa de estar bem colocado desde a entrada neste troço final, feito num circuito duro e sinuoso. O pelotão irá ficar reduzido com a passagem dos quilómetros e aquilo que restar do grupo tanto poderá partir a subir como a descer”, antecipa.

O exercício individual “nâo vai disputar-se num percurso de contrarrelógio típico, mas penso que favorece os corredores portugueses. Tem zonas planas, onde se desenvolvem grandes andamentos e se atingem velocidades elevadas, mas também subidas onde os roladores mais fortes sentirão dificuldades. Penso que se enquadra nas caraterísticas dos contrarrelogistas portugueses. Tenho pena que só tenhamos apurado um elemento para o contrarrelógio”, conclui José Poeira.

O apuramento olímpico de BTT ainda não está fechado, decorrendo até 24 de maio. Portugal tem assegurada a presença de um corredor desta vertente, mas ainda está a bater-se pela qualificação de um segundo elemento.

Pedro Vigário tem quatro ciclistas pré-convocados para o Rio de Janeiro: David Rosa (Tropix), Mário Costa (ASC/Focus Team/Vila do Conde), Ricardo Marinheiro (Maiatos/Rebnorte/BikeZone) e Tiago Ferreira (Team Protek).

A corrida de cross country olímpico (XCO) vai disputar-se no dia 21 de agosto num circuito de 4800 metros de extensão. “Tal como aconteceu em Londres, vamos encontrar uma prova em que será necessário conjugar as vertentes técnica e física. Por outro lado, prevê-se uma corrida com uma velocidade muito alta, devido ao tipo de piso. Será um percurso fora do que é comum encontrarmos ao longo do ano, por ser mais artificial do que é costume”, resume Pedro Vigário.

O ciclismo português terá cinco ou seis representantes nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, um crescimento assinalável face aos três corredores de estrada e um de BTT que estiveram em Londres, há quatro anos.

Acresce ainda a qualificação de dois corredores para os Jogos Paralímpicos. A pré-seleção de paraciclismo será anunciada em breve.

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com