quinta-feira, 28 de abril de 2016

“Rui Costa sobe a quinto na Romandia e Quintana é o novo líder”

Foto: KENZO TRIBOUILLARD / AFP

O ciclista português Rui Costa (Lampre-Merida) subiu hoje ao quinto lugar da Volta à Romandia, após o terceiro posto alcançado na segunda etapa, ganha pelo colombiano Nairo Quintana, novo líder, que beneficiou da desqualificação do russo Ilnur Zakarin.
A ligação entre Moudon e Morgins, de 173,9 quilómetros, foi o primeiro teste aos trepadores na corrida suíça, com duas subidas nos últimos 20 quilómetros. Nairo Quintana (Movistar) atacou a 6.500 metros da meta e só Zakarin (Katusha), vencedor na Romandia em 2015, conseguiu 'colar-se' ao colombiano.
Já na reta da meta, em terreno plano, Zakarin até cortou a meta primeiro, mas acabou desqualificado por 'sprint' irregular. Quintana levou assim a vitória, com 4:28.40 horas, e conquistou a liderança, agora com 18 segundos sobre o russo, segundo classificado.
A 26 segundos do duo, chegou o segundo grupo, com Rui Costa (Lampre-Merida) a voltar a fechar um pódio, depois do terceiro lugar na Liège-Bastogne-Liège.
Aliado ao tempo na estrada, o português somou bonificações que o levam ao quinto posto da geral, a 32 segundos de Quintana, subindo 26 posições. O ex-líder, o espanhol Ion Izagirre, também da Movistar, estava inserido no segundo grupo, descendo a terceiro, com o francês Thibaut Pinot (FDJ) a ocupar agora o quarto posto.
Depois do polaco Michal Kwiatkowski ter perdido na quarta-feira mais de quatro minutos para o líder, o dia voltou a ser negativo para a Sky, que viu os britânicos Chris Froome e Geraint Thomas arredados da discussão pela vitória.
O vencedor da Volta à França em 2013 e 2015 teve um furo na penúltima subida, a 20 quilómetros da meta, e não conseguiu retomar o grupo dos favoritos, terminando a 17.30 minutos, já em ritmo de descompressão.
Geraint Thomas, vencedor da Paris-Nice e da Volta ao Algarve, também não conseguiu acompanhar o ritmo imposto na frente, ficando a 57 segundos, em 19.º, passando de terceiro para 14.º na geral, a 54 segundos de Quintana.
Também na BMC, as hipóteses de vitória ficaram hoje amplamente prejudicadas. O norte-americano Tejay Van Garderen ficou a 1.01, descendo a 16.º, e o australiano Richie Porte desistira na véspera devido a problemas gastrointestinais.
Bruno Pires (Team Roth) chegou a 5.47, em 46.º, subindo de 93.º para 48.º. Mário Costa (Lampre-Merida) foi 85.º, 'recuando' da 66.ª para a 78.ª posição, a 16.16 minutos.
A terceira etapa, na sexta-feira, é um contrarrelógio de 15,1 quilómetros, em Sion, com uma subida de quatro quilómetros sensivelmente a meio que pode baralhar as contas da vitória.
Fonte: SAPO Desporto c/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com