quinta-feira, 28 de abril de 2016

“Prólogo do 18.º Portugal de Lés-a-Lés promete desvendar muitos dos segredos de Albufeira”

Algarve de sabor intenso 

Mantendo tradicional função de “aquecimento” para a grande aventura que, ano após ano – e já lá vão quase duas décadas! – cruza Portugal de Lés-a-Lés, o prólogo da 18.º edição promete revelar mais algumas joias algarvias. Cerca de 70 quilómetros de enorme intensidade ajudarão a perceber, no dia 9 de junho, o porquê de Albufeira ser considerada a capital nacional do turismo. Mas o reconhecimento efetuado pela Comissão de Mototurismo da Federação de Motociclismo de Portugal revela muito mais motivos de interesse…

 Com partida e chegada à praia dos Pescadores, o arranque da maior maratona mototurística europeia mostrará, aos mais de 1500 participantes que este ano arrancarão rumo a Vila Pouca de Aguiar, as mais belas paisagens do concelho albufeirense com passagem pelas praias da Falésia ou da Galé mas também pela menos conhecida (que não menos espetacular!) Ponta da Baleeira, oferecedora de soberba vista sobre o Atlântico. Pelo caminho, (re)descoberta da mais turística das cidades portuguesas, com passagem por locais icónicos, recordando bares e restaurantes que fazem parte das memórias de muitos motociclistas. Percurso que contou com importante ajuda do Moto Clube de Albufeira, mostrando grande sensibilidade turística de clube responsável pela organização de memoráveis jornadas do Troféu Nacional de Moto-Ralis.

Com fortíssimo apoio da Câmara Municipal de Albufeira, o prólogo do 18.º Portugal de Lés-a-Lés contará ainda com visita a locais de interesse histórico, nomeadamente o Castelo de Paderne. Exemplo marcante da arquitetura militar muçulmana e um dos sete castelos representados na Bandeira Nacional, começou a ser construído no século XI para controlar a estratégica estrada romana que passava pela ponte da ribeira de Quarteira. Disputado ao longo de séculos, viria a ficar sob alçada portuguesa apenas no Sec. XII, no reinado de D. Afonso III, e destaca-se pela torre albarrã, conceito arquitetónico introduzido pelos Almóadas na Península Ibérica que funciona como atalaia avançada, saliente do castelo ou das suas muralhas e ligada ao edifício principal através de um passadiço.

Visita histórica que ajudará a ganhar apetite para o jantar servido em local de ampla panorâmica, sobre a Praia dos Pescadores, onde ficarão estacionadas as motos e de onde será dada a partida, no dia seguinte, para uma etapa que vai ser bastante comprida. Viagem até ao Luso, com passagem pela Mata Nacional do Bussaco e pelo belíssimo Palace Hotel, mandado contruir no Séc. XIX pelo rei D. Carlos I e que promete mais um dia de grande intensidade mototurística.

Fonte: Gabinete de Imprensa 18.º Portugal de Lés-a-Lés/Parceria Notícias do Pedal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com