quarta-feira, 27 de abril de 2016

“Equipa feminina da AJA em destaque na Taça”

As atletas da Academia Joaquim Agostinho (AJA), Ana Rita Valido e Andreia Alves, estiveram em destaque na categoria de elites da Taça de Portugal feminina. Ana Rita Valido foi a grande vencedora da 2.ª etapa desta competição, que se realizou no dia 24 de abril, em Roriz. A atleta da AJA dominou os 51 quilómetros da corrida de elite, terminando isolada, ao fim de 1h43m57s de prova. Quanto a Andreia Alves, alcançou o 3.º lugar na 3.ª etapa, que foi ganha pela líder da Taça de Portugal, Liliana Jesus, da equipa 5 Quinas/Município de Albufeira. Nos 75 quilómetros desta etapa, a atleta da equipa algarvia adiantou-se 4 segundos às quatro perseguidoras. A colega de equipa Irina Coelho foi a segunda classificada e Andreia Alves fechou o pódio na categoria de elite.

As atletas juniores da AJA também estiveram em destaque nestas duas provas da Taça de Portugal, com Beatriz Lopes a alcançar o 1.º lugar na 2.ª etapa e o 3.º lugar na 3.ª etapa. Sicasal/Constantinos/UDO falha Top 10 na Bairrada

A equipa sub-23 da Academia Joaquim Agostinho deslocou-se mais uma vez ao norte de Portugal para participar na 3.ª Volta à Bairrada, entre os dias 23 e 25 de abril. Na primeira etapa, que ligou o Luso à Mealhada, Luís Mendonça alcançou o 9.º lugar, ficando a apenas 3 segundos do líder. A partir daí, o objetivo era tentar manter o chefe de fila da Sicasal/Constantinos/UDO no Top 10 até ao final.

Na 2.ª etapa, que ligou o Luso a Casal Comba, Luís Mendonça acabou por ter alguns percalços, mas conseguiu terminar no 9.º lugar e manter-se no 10.º lugar da geral individual. O próprio admitiu no final desta tirada de 169,5 quilómetros, que teria de dar tudo no contrarrelógio final para conseguir manter-se no Top 10. "Furei no Caramulo, a única montanha do dia e já bem perto do alto. O pelotão já ia muito fracionado, o que me obrigou a um enorme desgaste para voltar a reentrar no grupo principal. Contudo, depois desse enorme esforço, a força não voltou da mesma forma. O 11.º lugar na etapa foi o resultado possível. Amanhã termina a Volta, estou a apenas 3 segundos do líder...É dia de deixar tudo na estrada", afirmou. No último dia da Volta à Bairrada, o coletivo da equipa torriense esteve em destaque, com os atletas mais jovens da equipa a alcançarem excelentes resultados. Para o treinador, Hugo Lúcio, os resultados alcançados mostram a excelente forma desta equipa bastante jovem.

"O ojectivo era tentar manter o Top 10, apesar de sabermos que era muito complicado, porque as diferenças entre os primeiros eram muito reduzidas - 51 corredores separados por apenas 45 segundos.


Coletivamente fizemos um bom contrarrelógio, com destaque para o Tiago Antunes e Rafael Apolinário, que durante bastante tempo tiveram os melhores tempos, algo difícil quando estão profissionais como adversários. No final, o Tiago conseguiu o 19º melhor tempo da geral e 5º entre os Sub-23. Já o Rafael, alcançou o 33º tempo da geral e 10º melhor sub-23. Também destaco as excelentes prestações do Gonçalo Leaça, Marvin Scheulen, Emanuel Duarte e Miguel Santos, que mesmo com bicicletas que não estavam preparadas para contrarrelógio, conseguiram fazer bons tempos", destacou o treinador da equipa sub-23 da Academia Joaquim Agostinho.

Em relação ao chefe de fila, Hugo Lúcio elogiou o trabalho do atleta na prova.

"O Luís Mendonça, defendeu-se bem numa especialidade que não é a sua preferida, mas infelizmente não conseguir manter o Top 10 da geral, caindo no final para o 28º lugar", concluiu.

O grande vencedor da Volta à Bairrada foi Rafael Reis (W52-FC Porto) após ter feito um contrarrelógio irrepreensível.

Juniores da AJA cimentam lugar no pódio

Depois de uma participação bastante positiva na Taça de Portugal, a equipa de juniores da AJA esteve em destaque no Grande Prémio da Freguesia de Castelo Branco. A prova realizou-se no passado dia 25 de abril e a equipa subiu coletivamente ao 2.º lugar do pódio. Uma classificação que se repete, depois de na 3.ª etapa da Taça de Portugal, este grupo de jovens corredores ter alcançado a mesma classificação coletivamente e ter colocado um atleta no 3.º lugar.

Nesta prova de Castelo Branco subiram ainda ao pódio Gonçalo Ferreira, que alcançou o 4.º lugar, e Leonel Firmino, que terminou no 5.º lugar.

Cadetes da AJA mostram-se na Taça de Portugal

A equipa de cadetes da Academia Joaquim Agostinho participou, no passado dia 25 de abril, na 2.ª etapa da Taça de Portugal. Com um calendário muito mais reduzido do que outros escalões, a equipa conseguiu colocar três atletas nos 20 primeiros lugares. Esta tirada tinha uma extensão de 63,3 quilómetros, que foram percorridos a uma média horária de 33,8 quilómetros. Rafael Costa terminou no 9.º lugar, Guilherme Valverde no 12.º posto, e Afonso Morgado classificou-se em 16.º. A equipa era composta por 8 atletas.

Escola Joaquim Agostinho participa em mais um encontro
A Escola Joaquim Agostinho participou em mais um encontro de escolas de ciclismo, em Alpiarça. No passado dia 23 de abril, a pista de Alpiarça recebeu jovens ciclistas de pupilos/benjamins, iniciados, infantis e juvenis. A Escola da Academia Joaquim Agostinho participou em todos os escalões e classificou-se coletivamente no 7.º lugar.

Daniel Gonçalves voltou a estar em destaque ao conquistar o 2.º lugar na categoria de juvenis.

Fonte: Escola da Academia Joaquim Agostinho

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com