domingo, 10 de abril de 2016

14ª Bênção Nacional dos Ciclistas em Fátima

Mau tempo, mas um ano a fustigar os Ciclistas Peregrinos

 
Texto: José Morais

Fotos: José e Helena Morais

Realizou-se este domingo 10 de abril a 14ª Bênção Nacional dos Ciclistas. Fátima, o Altar do Mundo como é considerado, recebeu algumas centenas de ciclistas oriundos um pouco de todos os pontos do país, para assistir á já tradicional Bênção, como finalidade, os ciclistas quiseram assim transmitir a sua inabalável Fé à Virgem Maria, rezando assim na Cova da Iria, pedindo proteção e amparo nas estradas de Portugal e resto do Mundo, para quando pedalam, seja em competição, lazer, ou simplesmente como meio de mobilidade do dia-a-dia, recordando ainda todos aqueles que já perderam a vida na estrada, quando atualmente a morte de ciclistas tem sido imensa nos últimos tempo, este momento foi sem dúvida de grande reflexão, e respeito.

A tradicional Bênção é uma organização da União de Ciclismo de Leiria, a qual mais um ano contou com o apoio da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), a qual mais um ano marcou presença, já que é um evento do seu calendário oficial desde o primeiro dia da sua realização, contando ainda com o apoio da Reitoria do Santuário de Fátima, entre outras entidades.


Olhando o evento:

A tradicional Bênção Nacional dos Ciclistas, que este ano fez 14 anos, tem ao longo dos mesmos, ficado marcada por algumas intempéries, o mau tempo tem feito e deixado marcas fortes, e nestes anos da sua realização, apenas 3 ou quatro edições, os ciclistas puderam contar com bom tempo, todos os outros tem sido marcados com imensa chuva e frio, e até um ano com neve, porem, isto não é motivo para desistir, e todos uns anos, uns mais que outros, os participantes marcam presença e resistem a todos esses contratempos, e este ano não fugiu á regra, e mais um ano a chuva e o frio marcaram presença, o que deu origem a muitos que se deslocaram a Fátima acabassem por se irem embora, mesmo com Fé, as condições climatéricas foram mais fortes, mas muitos não arredaram pé, e já diz o velho ditado, “Bênção molhada, Bênção abençoada”.

Assim como marcava o programa, a concentração iniciou-se pelas 10 horas no parque nº 12, e pelas 10,45 era dada partida para o passeio, seguindo em direção a Aljustrel, localidade onde nasceram Jacinta, Francisco e Lúcia, depois a passagem por Valinhos, local onde se deu a 4.ª aparição de Nossa Senhora de Fátima a 19 de agosto de 1917, e a Loca do Anjo, lugar onde Jacinta, Francisco e Lúcia, viram pela 1.ª e 3.ª vez o Anjo em 1916, com a chegada ao Calvário Húngaro - Capela de S. Estêvão, onde pelas 11.30 era celebrada a Santa Missa, e de seguida feita a Bênção.

Durante os poucos quilómetros percorridos a pedalar, a chuva deu algumas tréguas, proporcionando assim a todos pedalarem mais confortavelmente, com os participantes mais satisfeitos, e com imensa Fé em que a chuva desse algumas tréguas, o que veio a acontecer durante as pedaladas.

Com o início da cerimónia religiosa, o regresso da chuva foi em força, mas não foi motivo para desanimar nem desistir, e os ciclistas mantiveram-se firmes até ao final, estando atentos às palavras de D. Augusto Cesar, Bispo Emérito da Diocese Portalegre/Castelo Branco, que este ano subsistiu D. Serafim Ferreira e Silva que desde o primeiro ano sempre marcou presença, mas este ano por motivos de força maior, e um compromisso da Reitoria do Santuário marcada para a mesma hora, não foi possível fazer a Bênção, mas mesmo assim, e a chover, fez questão de marcar presença antes da partida, no momento da concentração.

Com as más condições climatéricas, torna-se complicado por vezes trabalhar, mas, estando nós num local de Fé, tentamos fazer o nosso melhor, e trazer alguns dos melhores momentos, e não pudemos de recolher alguns testemunhos, e nos breves momentos que D. Serafim esteve presente, a nossa reportagem recolheu algumas palavras do mesmo que dizia ao Notícias do Pedal; “Esta é sem dúvida já uma Bênção, ao ver aqui estes resistentes, bicicletas e participantes novos, e mesmo com chuva, quiseram marcar presença, isto é uma força para viver em comunidade, cada vez melhor”.

Estas as palavras de D. Serafim, mas também D. Augusto Cesar, falou no final também ao Notícias do Pedal ao dizer; “No final desta Bênção apenas posso dizer que estou unido ao D. Serafim ele é que deveria de estar aqui, mas nós estamos aqui para nos ajudarmos mutuamente, e ao mesmo tempo com solidariedade com estes ciclistas, para que Deus os abençoe no seu caminho, e seja um testemunho de Fé, no meio do nosso ambiente, não só de Portugal, mas do resto da Europa”.

E por fim, Carlos Vieira, presidente da União de Ciclismo de Leiria, dizia ao Notícias do Pedal, já quase em final de reportagem; “A chuva mais um ano marcou presença, mas os resistentes estiveram aqui hoje a assistir á Santa Missa e á Bênção, e foram muito resistentes e foram até ao fim, mas, não quer dizer que não vamos continuar, nós somos perseverantes e vamos continuar faça chuva ou faça sol, é isso que nos motiva e nos vai levar por diante as próximas Bênçãos, desejo que todos regressem bem, e tenham o resto de um bom ano tudo de bom, e que a Virgem Maria os proteja nas estradas de Portugal e todo o mundo”.

E com estas palavras, pouco mais para dizer, foi sem dúvida uma Bênção muito positiva, a massa humana presente não foi a esperada, mas as más condições climatéricas foram mais uma vez as causadoras disso, mas mesmo assim temos de referir as várias centenas que marcaram presença, que pedalaram, que assistiram de pé firme a todas a cerimónias religiosas, foram eles os heróis que alegraram e animaram esta 14ª Bênção Nacional dos Ciclistas, a qual era para contar com a presença de Joaquim Gomes, o atual diretor da Volta a Portugal em Bicicleta, mas á última hora por motivos de força maior, questões familiares, não pode comparecer.

Ficam assim os votos de bons passeios, boas pedalas, e contamos em 2017 estar aqui novamente presente em mais uma Bênção Nacional dos Ciclistas, na sua 15ª edição, onde mais uma vez o Notícias do Pedal esteve inserido na organização, sendo o órgão de comunicação oficial.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com