quinta-feira, 3 de março de 2016

“Agenda de Ciclismo/Cyclin’Portugal acelera de norte a sul”

Depois da Volta ao Algarve, chegam os eventos internacionais de BTT integrados no programa Cyclin’Portugal. De sexta a domingo corre-se o Algarve Bike Challenge, prova de BTT por etapas que junta a competição, pontuável para o ranking de apuramento olínpico, com o lazer. No domingo disputa-se, em S. Brás de Alportel, a primeira prova da Taça Cyclin’Portugal de Downhill (DHI), pontuável para o ranking internacional. As equipas de estrada competem em Amarante e na Póvoa de Varzim, recebendo a companhia de duas formações estrangeiras, que estagiam em Portugal, colocando em prática um dos desígnios do Cyclin’Portugal.
O Algarve Bike Challenge vai juntar cerca de 800 corredores, a maioria dos quais a correr a prova aberta a federados e a não federados. Cerca de 100 participantes vão bater-se pelos pontos para os rankings UCI e de qualificação olímpica. Estarão presentes betetistas de oito países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Grã-Bretanha, Polónia, Portugal, Ucrânia.
A prova arranca com um prólogo noturno, a partir das 19h30 de sexta-feira, em Tavira, cidade que será o epicentro do evento, recebendo todas as partidas e chegadas. A etapa de sábado vai desenrolar-se na serra do Caldeirão, ficando a tirada de domingo para os trilhos da serra de Tavira.
Na vizinha localidade de S. Brás de Alportel também haverá BTT de nível internacional, mas na disciplina mais radical da modalidade, o DHI. A prova inaugural da Taça Cyclin’Portugal disputa-se no domingo. Os 1810 metros da descida do Arimbo vão receber ciclistas provenientes de Espanha, França, Grécia, Portugal e Suécia. A descida de qualificação começa às 11h00. A final está agendada para as 14h00.
As equipas continentais e de clube de estrada encontram-se, pela primeira vez nesta temporada, para a disputa da Clássica de Amarante, no sábado, a partir das 14h00. Terão por diante 157,4 quilómetros de estrada, prevendo-se o final da viagem para cerca das 17h45.
No dia seguinte corre-se, na Póvoa de Varzim, a 20.ª edição da Clássica da Primavera. A partida (11h00) e a chegada (14h15) vão acontecer na Esplanada do Carvalhido. O percurso, em circuito, vai totalizar 140 quilómetros, que incluem sete subidas ao Monte de S. Félix.
Além das formações portuguesas e galegas, estarão presentes a equipa continental sueca Bliz-Merida e a equipa de clube britânica Zappi’s, dois conjuntos que estagiam no Algarve e que competem no calendário português, dando concretização prática aos princípios do programa Cyclin’Portugal.
Domingo será dado, em Alcobaça, o tiro de partida para a Taça de Portugal de Juniores. A corrida, com 114 quilómetros, arranca às 11h00, na Avenida dos Combatentes, esperando-se o final para pouco antes das 14h00. 
Mais eventos oficiais
5 de março, 13h30: 5.º Roadbook BTT Fernão de Magalhães, Chaves
5 de março, 15h00: Prémio Cidade de Fafe para Cadetes, Fafe
6 de março, 8h00: 5.º BTT Eurocidade, Valença
6 de março, 8h00: 2.ª Prova da Taça Regional de XCO, Chão de Lagoa, Madeira
6 de março, 9h30: VIII BTT das Amendoeiras, Mogadouro
6 de março, 9h30: VI Maratona BTT S. Tiago, Cantanhede
6 de março, 9h30: 4.º XCO D. Paio Peres Correia, Paio Pires
6 de março, 10h00: Maratona BTT Águias de Alpiarça
Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com