terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

“EFAPEL começa época no Algarve com muitas estrelas mundiais”


Primeiro teste na prova nacional com mais equipas do World Tour
A equipa de ciclismo profissional da EFAPEL já está no Sul de Portugal onde amanhã começa a 42ª Volta ao Algarve. A formação liderada por Américo Silva dá início à época de 2016 na corrida portuguesa que mais formações do World Tour - o escalão máximo da União Ciclista Internacional - recebe. Este é, por isso, um importante teste para os oito ciclistas que defendem as cores da equipa se colocarem à prova e testarem as suas capacidades.
Para Américo Silva, esta é a primeira oportunidade de validar o trabalho feito durante o período de defeso entre o final do ano de 2015 e o início da nova temporada. “É um primeiro contacto em termos competitivos. Temos a noção da diferença entre a equipa da EFAPEL e as portuguesas perante as formações estrangeiras que estão aqui presentes, em particular as do World Tour. Também sabemos que essas mesmas equipas acabam por cá chegar com uma preparação mais avançada do que nós tendo em conta calendário que têm e as competições que já fizeram”, explicou o director desportivo.

A EFAPEL entra, assim, em prova, com o intuito de ver em que ponto está da sua preparação para os principais objectivos do ano. “Esta prova serve para nós termos um primeiro contacto com a competição e fazer uma avaliação da nossa própria forma, das nossas capacidades neste início de temporada tendo em conta o trabalho que fizemos ate aqui”, esclareceu Américo Silva.
A Volta ao Algarve de 2016 apresenta um percurso com cinco etapas. Destas, duas foram desenhadas para terminarem ao sprint, enquanto há mais duas já tradicionais, a chegada ao Alto do Malhão e o contra-relógio individual. A grande novidade é a segunda etapa com final no alto, pois a organização decidiu recuperar a chegada ao ponto com a maior altitude do Algarve, a Fóia. “Voltou a haver uma chegada À Fóia, o que torna a corrida à partida bastante mais competitiva. O contra-relógio pode não ter um papel tão decisivo na decisão da corrida como nas edições anteriores”, admitiu Américo Silva.
Amanhã, os ciclistas têm pela frente uma etapa com 163,6 km entre Lagos e Albufeira. Na quinta-feira, entre Lagoa e o Alto da Fóia distam quase 198,6 quilómetros, na etapa mais longa da edição deste ano. O contra-relógio com partida e chegada a em Sagres é na sexta-feira e tem 18 km de extensão. No sábado, o pelotão percorre 194 km entre São Brás de Alportel e Tavira. Para terminar, no domingo há mais montanha, desta vez com 169 km a ligar Almodôvar e o Alto do Malhão.
Nome da prova
42ª Volta ao Algarve
Data
17 a 21 de Fevereiro de 2016
Director desportivo
Américo Silva
Ciclistas
Álvaro Trueba (Contra-relogista/trepador)
Daniel Mestre (Contra-relogista)
Filipe Cardoso (Sprinter/Equipier)
Hélder Ferreira (Trepador)
Henrique Casimiro (Trepador)
Jóni Brandão (Trepador)
Nuno Almeida (Trepador)
Rafael Silva (Sprinter
Fonte: Efapel

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com