quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

“Anadia vai ter pista permanente de variante olímpica de BTT”


Foto: MAXIME SCHMID / EPA
Anadia vai acolher uma das duas pistas permanentes em Portugal de XCO, uma variante olímpica de BTT, que ficará instalada nas antigas instalações do Parque de Campismo da Curia.
A pista de terra, muito sinuosa e com desníveis acentuados que aproveitam a orografia do terreno, terá uma extensão de quatro quilómetros e será apoiada por balneários e por uma zona administrativa, que irão ocupar os edifícios originais do parque de campismo, que serão requalificados.
A nova estrutura resulta da parceria entre a Câmara Municipal de Anadia e a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), cuja face mais visível é o Velódromo de Sangalhos, onde funciona um Centro de Alto Rendimento das modalidades de ciclismo, esgrima, judo, ginástica, trampolins e desportos acrobáticos.
Segundo a presidente desta câmara do distrito de Aveiro, Teresa Cardoso, a nova pista vem "complementar a excelente relação entre o município e a Federação Portuguesa de Ciclismo" e "é um investimento pouco elevado que dará um bom retorno", uma vez que os terrenos pertencem à autarquia e os edifícios de apoio ao parque de campismo (que há anos deixou de funcionar) apenas precisam de adaptações ligeiras.
O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, elogia a disponibilidade da autarquia e garante que a nova pista pode ser decisiva para, em articulação com o Velódromo, dar um novo impulso ao XCO, a vertente olímpica do BTT, que já conta com seis mil praticantes federados.
Nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, a modalidade esteve representada pelo ciclista David Rosa, que deverá repetir a presença no Rio de Janeiro 2016, mas desta vez tendo a companhia de mais um atleta.
"Trata-se de uma modalidade em expansão", garante Delmino Pereira, acrescentando que devido às suas características (em pista fechada, semelhante ao motocross) o XCO é muito bom para iniciantes, uma vez que decorre num circuito fechado e devidamente controlado.
Ainda segundo o presidente da FPC, neste momento está a ser construída uma primeira pista permanente em Oeiras, no Vale do Jamor, que deverá estar pronta em junho, pouco tempo antes da pista da Curia.
Por força de um protocolo celebrado em 2013 entre a autarquia e a FPC, o concelho de Anadia é considerado "a capital das seleções nacionais de ciclismo", uma vez que, para além do Velódromo, cedeu por cinco anos à Federação Portuguesa de Ciclismo o Anadia Sports Center, onde funciona a Academia Nacional de Ciclismo.
O Anadia Sports Center é uma antiga residência de estudantes transformada numa infraestrutura de apoio ao Centro de Alto Rendimento e funciona como a sede das seleções nacionais da modalidade, dispondo de 32 camas, distribuídas por 16 quartos duplos, mais 32 camas instaladas numa camarata.
Este alojamento permite a realização de estágios da seleção nacional de ciclismo, e o edifício conta ainda com salas de convívio, salas de estudo, sala de massagem, garagem, oficina para as bicicletas e cozinha.
Fonte: SAPO Desporto c/ Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com